Coluna 10/07/2019

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Conteúdo é caminho na web para seu negócio, segundo Bruno

Acervo pessoal

Conteúdo para se destacar na web

Com a disseminação das plataformas digitais, empresas passaram a buscar construir, nesses ambientes, um relacionamento com seus segmentos de interesse. Uma lógica, que, no fim das contas, busca gerar atração para o produto ou serviço. 

O branded content é todo esse conteúdo - textos, fotos, vídeos, entre outros -  produzido pelas marcas, sempre pautado em relevância para o público, com a intenção de promover o engajamento, entre clientes ou não, e uma consequente oportunidade de negócios, como explica o professor de Marketing & Business e coordenador geral de pós-graduação na Facha, Bruno Garcia.

“Ao criar conteúdo de qualidade, que gere algum valor para os consumidores, a marca está facilitando o caminho para que os usuários cheguem até ela, sem a necessidade de um estímulo publicitário. Por exemplo: uma marca de fraldas que gera conteúdo sobre cuidados com o bebê”, explica Bruno.

O mercado de conteúdo está em franca expansão, uma vez que a abordagem pelo digital está cada vez mais em evidência. Por isso, segundo Garcia, empresas dedicam cada vez mais tempo e recursos para construir uma relação efetiva, baseada nessa abordagem, com seus clientes.

“Hoje, praticamente todas as nossas ações no digital começam com uma busca, seja no Google, seja em outras plataformas. Ao gerar este tipo de conteúdo, a empresa está facilitando a sua “encontrabilidade”, além de construir um outro tipo de vínculo, onde a tradicional linguagem persuasiva da publicidade dá lugar a um relacionamento baseado em credibilidade”, conclui o professor.

Retorno ao Simples até dia 15 

Micro e pequenas empresas excluídas do Simples Nacional têm até o dia 15 para requerer o retorno ao sistema. O Comitê Gestor do Simples Nacional (SGSN) editou uma resolução que permite esta ação. 

Os pequenos negócios podem retornar desde que tenham sido excluídos em 1º de janeiro deste ano, já tenham aderido ao Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional (Pert-SN) e não tenham incorrido nas vedações previstas.

A opção de retornar ao Simples Nacional poderá ser feita através da Secretaria Especial da Receita Federal, por meio de um formulário. O Simples é um regime tributário facilitado e simplificado para os pequenos negócios.

Cadastro Positivo

Na terça, cidadãos e empresas que fizeram movimentações financeiras nos últimos anos passaram a fazer parte do Cadastro Positivo, um banco de dados que vai abrigar o histórico desses créditos. Assim, bons pagadores poderão pleitear taxas baixas, o que pode beneficiar as micro e pequenas empresas. 

O que postar no LinkedIn?

E já que o assunto desta semana é conteúdo, aprenda como a produção de conteúdos relevantes no LinkedIn pode fazer a diferença, gerando visibilidade e oportunidades na palestra que acontece dia 23, das 9h30 às 11h, na Casa do Empreendedor.  Av. Cidade de Lima, 86 – Santo Cristo, Rio. Entrada franca.

 

 

Biografia da Ambev

Esta é uma história improvável. Sobre como uma empresa familiar obsoleta, ineficiente, nascida em um país de economia emergente, se tornou a maior do planeta em seu setor. Em “De um gole só” (Portifólio Penguin), a jornalista Ariane Abdallah reconstitui a biografia da AB Inbev — desde a compra da Brahma, em 1989, pelos sócios do banco Garantia Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, passando pela formação da Ambev, em 2000, até se transformar na cervejaria número 1 do mundo. 

O livro narra como os brasileiros atraíram os líderes do setor mundial a se unirem a eles — ou a venderem seus negócios. Os choques de cultura a cada nova fusão ou aquisição; o peso de se tornar uma referência em gestão. Ao longo de três anos, a autora fez aproximadamente 170 entrevistas e conquistou um acesso inédito aos principais executivos da companhia e pessoas próximas a eles.