Em defesa do lojista

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ao longo de 2017 o Sindilojas Niterói se desdobrou em diversas lutas em defesa dos comerciantes estabelecidos em nossa cidade, conquistando vitórias e avanços importantes para a categoria, além de ter encaminhado questões estratégicas cujos desdobramentos ainda estão por vir.

Tivemos aqui a realização do Mapa do Comércio de Niterói -- um evento de três dias, durante os quais empreendedores, palestrantes e consultores debateram rumos para o desenvolvimento de nosso município, numa realização do sistema Fecomércio-RJ, Sesc e Senac.

Prosseguimos cobrando e apoiando medidas que resultassem em melhorias nas condições de Segurança Pública. Patrocinamos recursos e equipamentos para unidades policiais, além de termos viabilizado a instalação de câmeras de monitoramento em trechos de Icaraí. 

Intensificamos a luta contra as “feirinhas”, que fazem concorrência injusta e desigual para com os comerciantes tradicionalmente estabelecidos. Por sinal, o Sindilojas deu o contraexemplo, realizando o ModaNit, que privilegiou os comerciantes locais, com entrada franca e diversas atrações, mais uma vez com o apoio do sistema Fecomércio-RJ.

Ainda em 2017, lutamos em defesa dos lojistas da Região Oceânica (principalmente os do Cancún Center), que temporariamente tiveram suas vendas gravemente prejudicadas com as obras viárias realizadas pela prefeitura. 

Em setembro, promovemos reunião aberta com o deputado federal Otávio Leite, na condição de relator, no Congresso, da proposta de alteração no SuperSimples. E foi com muita satisfação que vimos, mais à frente, a principal reivindicação colocada ao deputado naquela ocasião -- a possibilidade de parcelamento  de débitos com o Simples Nacional -- se transformar em realidade.

Já no final deste ano a Câmara Municipal votou e aprovou dois projetos de leis -- ambos, bandeiras do Sindilojas --, faltando agora apenas a sanção do prefeito Rodrigo Neves. Um deles acaba com o feriado de 22 de Novembro, ficando o aniversário da cidade como simples “data festiva”. O outro permitirá que os jiraus das lojas em nossa cidade possam ter até 100% da área do piso -- algo especialmente valioso para estabelecimentos de dimensões modestas.

No mais, que venha um 2018 melhor para todos, com muita paz, harmonia e desenvolvimento econômico e social.