![]()
Projeto-piloto do modelo de Educação Integral desenvolvido tem atendido ao desafio de preparar seus 350 estudantes para a vida e para o mercado
Foto: Divulgação/ Governo do Estado
Referência de ensino integral de qualidade, o Colégio Estadual Chico Anysio, na Zona Norte do Rio, servirá de modelo para outras instituições de ensino no Estado. A proposta inovadora baseada em três pilares – currículo, avaliação e gestão – será desenvolvida em 100 unidades de ensino até 2018. A experiência exitosa iniciada há cerca de dois anos já é realidade em 14 escolas da rede estadual. De acordo com o secretário de Educação, Antonio Neto, outras 36 unidades de ensino vão adotar o novo modelo educacional no ano que vem.
“Temos um estudo de escala pensado até 2023. O modelo proposto pela Secretaria de Educação pressupõe uma estrutura metodológica que se preocupa com as competências do século 21 e incentiva o protagonismo do aluno. Queremos que esta seja uma política de Estado e não somente de governo”, disse o secretário, ontem, em audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
Modelo - Projeto-piloto do modelo de Educação Integral desenvolvido pela Secretaria de Educação, o C. E Chico Anysio tem atendido ao desafio de preparar seus 350 estudantes para a vida e para o mercado. Os 28 professores da unidade passaram por capacitação realizada pelo Instituto Ayrton Senna. Além da qualificação dos educadores, a proposta pedagógica adota um currículo integrado que introduz componentes para a articulação de conhecimentos e competências.
Professora de Física no colégio estadual, Cláudia Sosinho, de 50 anos, é aprova o modelo aplicado na unidade do Andaraí e em mais 13 escolas.
“ Esta proposta transforma educadores, aluno e escola”, afirmou Cláudia.
Ensino integral chegará a 36 escolas em 2016
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura