O ato de querer fazer o bem é um dos principais motivos pelo qual as pessoas doam sangue. Nesta semana, quando se comemora o dia do doador, na próxima sexta-feira (25), o Hemonúcleo de São Gonçalo quer mobilizar o maior número de doadores para a unidade, pois as doações seguem em queda.
Com a necessidade de receber 40 doações ao dia, a unidade tem recebido a média de 10 doações diárias, quantidade insuficiente para suprir a demanda gerada pelos hospitais da rede pública municipal, das clínicas conveniadas ao SUS e hospitais de municípios próximos.
"Precisamos aumentar este número para dar conta de atender todas as unidades. A necessidade de sangue é constante. Temos que mudar este quadro. Doar sangue é um compromisso social,se a população doar sangue e multiplicar a importância do ato para que outras pessoas o realizem, não faltará sangue nos Hemocentros", explica o coordenador do Hemonúcleo de São Gonçalo, Dr. João Carlos Leão Pereira.
A doação de cerca de 400 ml realizada por um voluntário pode salvar até cinco vidas, já que todo sangue é separado em diferentes componentes, como hemácias, plasma e plaquetas. "Só nós temos a matéria prima, que é o sangue, pra salvar vidas. É um dever do cidadão, é um ato de responsabilidade e solidariedade ", frisa o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.
Para doar é necessário ter peso de no mínimo 50 quilos, ter entre 18 e 69 anos, mas podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. Basta o doador fazer um cadastro quando chegar na unidade, onde em seguida passa por uma triagem clínica com uma entrevista, verifica a pressão arterial e faz o teste de anemia para saber se está apto para realizar a coleta, que dura cerca de 10 minutos. O doador deve estar alimentado, com a precaução de evitar alimentos gordurosos e não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano.
O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Posto de Saúde Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.
Campanha - Unidades federais de saúde do Rio realizam desta segunda-feira (21) até sexta-feira (25) uma campanha para aumentar a doação de sangue. As coletas ocorrem em três regiões da cidade em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, lembrado no dia 25 de novembro. O objetivo é reforçar os estoques de sangue para os períodos que antecedem feriados prolongados.
Na zona norte, as doações podem ser feitas no HemoINTO do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into); na zona sul, os voluntários podem doar no Hemonúcleo do Instituto Nacional de Cardiologia (INC); e na zona oeste, no Hemonúcleo do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF).
As bolsas de sangue são necessárias durante todo o ano, mas principalmente nos períodos que antecedem feriados prolongados, quando o número de voluntários cai significativamente. Segundo o Ministério da Saúde, cada doação pode salvar até quatro vidas.
De acordo com a hemoterapeuta Fernanda Azevedo, coordenadora do HemoINTO, é importante que a população tenha consciência da importância de doações regulares. “Por isso as campanhas são importantes. Se cada pessoa no Rio de Janeiro doasse uma vez por ano, seria suficiente para abastecer todos os bancos de sangue do estado”, afirmou a coordenadora. “Esperamos um aumento em torno de 30% das doações de sangue esta semana. É importante porque os nossos estoques estão críticos.”
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos, além de estar saudável, descansado e alimentado. Os maiores de 60 anos precisam ter doado pelo menos uma vez. O doador deve evitar alimentos gordurosos três horas antes e bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação. É necessário um intervalo entre as doações de 60 dias para os homens, com o máximo de quatro doações por ano, e de 90 dias para as mulheres, com o máximo de três por ano.
Locais de doação
- HemoINTO, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Avenida Brasil, 500, 1º andar - São Cristóvão
- Hemonúcleo do INC, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Rua das Laranjeiras, 374, térreo – Laranjeiras
- Hemonúcleo do HFCF, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no prédio da Unidade de Pacientes Externos.
Avenida Menezes Cortes, 3245 – Jacarepaguá
Hemonúcleo de São Gonçalo pede doações
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura