Jovens empreendedores em alta

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Brasil tem grande potencial para o empreendedorismo. Dois em cada três jovens brasileiros pensam em abrir o próprio negócio nos próximos anos. E não apenas nas capitais. Os brasileiros acreditam que tanto as cidades grandes como as pequenas sejam ambientes propícios para abrir um novo negócio, segundo pesquisa internacional feita recentemente pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro com jovens do Brasil e de mais sete países, como Estados Unidos, Inglaterra, Índia e China.

Quando falamos em empreendedorismo, a mulher brasileira é a que mais quer empreender no mundo. No Brasil, comparada à média mundial (43,5%), mais de 62% das jovens desejam abrir o próprio negócio. A qualidade de vida, a liberdade de não ter chefe e a flexibilidade do horário de trabalho são algumas das motivações. 

Para os jovens da Geração Y, nascidos entre os anos 80 e 90, o empreendedorismo não é simplesmente uma decisão de carreira, uma forma de se posicionar melhor no mercado de trabalho, mas uma oportunidade de participar de uma mudança no mundo. O desejo de fazer acontecer é colocado em prática por meio dessa veia empreendedora. Os jovens escolhem empreender não por acharem que é uma saída devido à difícil realidade socioeconômica que vivem nem como opção para o desemprego. É uma escolha consciente, planejada e baseada em valores e aspirações pessoais.

A grande parte dos empreendedores começa no mercado formal antes de empreender, e continuam por algum tempo se dividindo em dois trabalhos até conseguir a estabilidade desejada com o próprio negócio. Se comparados aos não empreendedores, os jovens se mostram mais audaciosos, autoconfiantes e bem-sucedidos. Não têm medo de arriscar e fracassar. O gosto pela liderança e uma boa rede de contatos profissionais são algumas das facetas desse povo.

Transformar ideais em trabalhos que tragam não só benefícios próprios, mas também para a sociedade, com o surgimento de novas empresas e geração de novos empregos, é imprescindível para o país. E, nós, da Firjan, como representantes empresariais, queremos criar ações diferenciadas para os jovens empreendedores para uma melhor integração desses jovens ao ambiente de negócios.