Na última coluna falei um pouco sobre uma boa estratégia de estudo, personalizada e que considera custo e benefício. Hoje falarei um pouco sobre método e técnica aplicadas ao estudo e seus resultados.
Método é originado da combinação das palavras meth- (através, para além de, após) + -odos (caminho), ou seja, é o caminho que deu certo, que o leva adiante. O método surge, em geral, após a descoberta.
É possível aprender o método com outra pessoa. Como ensina o Professor Maurício Peixoto, há várias concepções sobre o que é o método: “o processo exitoso de descoberta, não necessariamente prefixado” (Hegenberg); “a forma de decidir entre diferentes técnicas” (Ackoff); “a compreensão dos resultados e do processo” (Kaplan).
Acredito que método seja a forma pela qual você lida com suas escolhas durante o estudo. A maneira como você equilibra suas técnicas para obter os melhores resultados.
Já técnica, segundo o mestre, é o procedimento usado para realizar uma tarefa. Por exemplo: sublinhar, esquematizar, fichar etc. A palavra técnica tem origem no vernáculo grego tecné (fazer, realizar, praticar), que representa a forma como colocamos algo em prática.
Enquanto a técnica trata de “como fazer”, o método determina o “porque fazer”. Diferenciar método e técnica, na prática, não é tão importante, o importante é conhecê-los, aplicá-los e usufruir de suas vantagens. E mais importante, saber que método e técnicas, quando bem empregados, fazem “milagres”.
Sabemos que um centímetro ou alguns centésimos de segundo podem significar a vitória em uma corrida, nos concursos vale a mesma analogia. Um pouquinho mais de estudo otimizado e consciente pode ser determinante na sua aprovação.
Método e Técnica de Estudo
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura