A Páscoa movimenta o comércio da capital fluminense, segundo Pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio). O estudo estima crescimento nas vendas do comércio na cidade do Rio de Janeiro, no comparativo com o mesmo período do ano passado.
A estimativa de gastos por cliente, segundo o estudo, indica que para 65,5% dos lojistas ouvidos, o preço médio dos presentes deve ficar em torno de R$ 100. No entanto, 23,6% dos pesquisados acreditam que os gastos alcancem até R$ 200, 8,2% até R$ 260 e para 2,7% acima de R$ 270.
O mercado de trabalho também foi impactado positivamente. A pesquisa mostra que 23,5% dos lojistas contrataram temporários para as funções de vendedor, caixa, promotor de vendas, demonstrador e repositor. Desses, 15% informam que podem efetivar os novos funcionários dependendo do comportamento das vendas.
Reação nas vendas
De acordo com a pesquisa, 68,2% dos lojistas acreditam em aumento de 1% nas vendas; 24,5% em crescimento de 4% e para 7,3% o movimento será igual ao do ano passado. A pesquisa buscou informações sobre estoque, produtos, promoções e perspectivas de vendas, e contou com a participação de empresários dos setores de Brinquedos, Vestuário (adulto e infantil), Calçados e Bolsas, Papelaria, Perfumaria e Cosméticos, Joias e Bijuteria, Eletrodomésticos, Utensílios para o Lar e Celulares. Foram ouvidos 500 lojistas.
– A reação nas vendas do comércio do Rio na Páscoa reflete o processo de recuperação da nossa economia, que ocorre de forma gradual, mas sólida. Com o reequilíbrio fiscal resultante da nossa adesão ao Regime de Recuperação Fiscal e a regularização no pagamento dos salários, além das diversas ações para o desenvolvimento econômico, estamos certos que o comércio apresentará resultados melhores a cada data comemorativa e no dia a dia – disse o secretário da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo.
Aposta em outros produtos
Segundo o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, além do chocolate, o comércio aposta em outros produtos como bichos de pelúcia, brinquedos, jogos eletrônicos, cartões criativos, roupas (infantis e de adultos), joias e bijuterias, entre outros artigos.
– Essa mudança se deu em razão de dois fatores: por ser uma data que nos remete à infância e o de fomentar o romantismo. Por isso, os empresários estão inovando para seduzir os consumidores. O comércio está direcionando seu foco não apenas para as crianças, mas também para os adultos, atraindo atenção especial dos casais, principalmente dos namorados – explicou Gonçalves.
Páscoa movimenta o comércio da capital fluminense
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura