Policiais aprendem línguas para garantir segurança dos turistas

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

BPTur vai ampliar sua área de atuação durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, com patrulhamento a pé, motorizado e com bicicletas. Objetivo é estar mais próximo dos turistas

Foto: Marcelo Horn/Palácio Guanabara

O Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) vai ampliar sua área de atuação durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, com patrulhamento a pé, motorizado e com bicicletas. O objetivo é estar mais próximo e orientar os visitantes que estarão na cidade do Rio durante os Jogos. Além disso, mais PMs estão aprendendo alemão, japonês e inglês instrumental para se comunicarem com os turistas.

Hoje, os policiais militares atuam nos aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim, Rodoviária Novo Rio, Corcovado, Pão de Açúcar, orlas de Copacabana e Ipanema, Lapa, Vista Chinesa, Paineiras e Praça Mauá. Durante a Rio 2016, serão incluídos Píer Mauá, mirantes do Leblon e Santa Marta, Praça Afonso Viseu (Alto da Boa Vista), Santa Teresa, Escadaria Selarón e Catedral Metropolitana.

“Nosso objetivo é cobrir uma área maior e intensificar nossa ação, aumentando a ostensividade. Temos ampliado o ciclopatrulhamento, que favorece tanto a aproximação com a população, quanto permite que os policiais militares percorram uma extensão maior. As bicicletas, além de serem um meio de transporte sustentável e não poluente, favorecem a prática de exercícios pela tropa”, afirmou o comandante do BPTur, coronel Mauro Fliess.

O coronel Fliess destacou, ainda, que as aulas de inglês, alemão e japonês instrumental permitirão que os agentes possam se aproximar, oferecer ajuda e orientar os turistas.

Treinamento – O Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) capacita policiais de outras unidades como Botafogo, na Zona Sul do Rio, e Niterói, na Região Metropolitana; Búzios, na Região dos Lagos; e Petrópolis, na Região Serrana. As aulas incluem módulos como história do turismo; participação da atividade turística na economia da cidade; noções de cultura de diversos países; e acolhimento aos turistas.

“Os policiais também passam por um estágio supervisionado. Assim, teremos cada vez mais pessoas capacitadas a atuarem na área”, disse o comandante do BPTur, Mauro Fliess.