O futuro logo ali na frente

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O avanço cada vez mais rápido de novas tecnologias tem provocado transformações constantes no comportamento da sociedade. A evolução tecnológica tem modificado a forma de pensar e agir das empresas, e de como fazer novos negócios. Estudo divulgado, recentemente, pela Dell Technologies em parceria com o Institute for the Future (IFTF), destaca que 85% das profissões de 2030, ou seja, daqui a 12 anos, ainda não existem.

Desta forma, tanto as empresas quanto o estudante e o trabalhador têm que repensar e aprender diariamente, novos modelos de atuação e de educação. Afinal, o futuro está logo ali na frente.

Conectado à informação 24 horas por dia por meio de dispositivos e gadgets, em qualquer parte do mundo, o jovem de hoje precisa estar cada vez mais motivado a aprender. A mesma situação vale para o empresário que precisa inovar seus sistemas e projetos, em busca de uma melhor performance e de clientes exigentes. 

É nesse sentido que a Firjan e suas entidades pensam no futuro e como capacitar o aluno e qualificar o empresário para enfrentar estes desafios. No último dia 26, tivemos a grata satisfação de ver três alunos da Firjan SENAI venceram a maratona de criação de soluções – um hackathon - para o município de Niterói, o HackNit. O grupo elaborou uma plataforma, semelhante a uma rede social, para estimular ações de voluntariado na cidade.

Além de um prêmio de 20 mil reais, o grupo se qualificou para a fase de aceleração online do hackathon nacional para aperfeiçoar e colocar em prática a ideia que criaram para Niterói. Eles receberão mentoria de alunos do MIT – Massachusetts Institute of Tecnology / Harvard, dos Estados Unidos, e de profissionais do mercado, além de workshops. 

Para suprir esta educação diferenciada, a escola da Firjan SESI em São Gonçalo, por exemplo, disponibiliza para alunos do Ensino Médio aulas de robótica, sempre visando a busca por soluções de problemas do dia a dia das pessoas ou da indústria. Mantemos na Firjan SENAI de Niterói cursos de automação e eletrônica, entre outros, mas sempre dentro do ambiente de inovação e empreendedorismo.

Com o objetivo de encontrar novas soluções para a indústria, gerando força de trabalho qualificada e renda para a sociedade, a Firjan promove agora uma atuação junto a startups. Pelo seu próprio modelo, startup é uma empresa iniciante que tem como objetivo desenvolver uma modelo de negócio escalável, repetível, em condições de extrema incerteza. Porém, por ser menor, possui agilidade e rapidez na formulação dos projetos.

A Firjan vem apoiando na captação de recursos e linhas de financiamento, por meio de editais, para o desenvolvimento de novos projetos que possam atender aos desafios tanto da indústria quanto da sociedade. Dessa forma, a nossa ação proporciona a elevação da maturidade para que a startup esteja preparada e qualificada para responder aos novos projetos e, consequentemente, alavancar a indústria fluminense e nacional.