Projetos ecologicamente corretos!

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Quando funcionamos dentro de um sistema, nossas ações devem considerar todo o contexto, para que nossas escolhas estejam planejadas de acordo a não interferir negativamente na escolha alheia.

Temos que buscar ser ecológicos nesse momento, certos de que para implementar melhorias em nossa vida, não precisamos destruir nada, nem ninguém.

É natural que discordemos de determinados comportamentos e posturas de determinadas pessoas e baseados em nossa forma de valorizar o mundo, rejeitemos tais comportamentos.

Entenda que rejeitar comportamentos das pessoas é diferente de rejeitar as pessoas.

Rejeitar comportamentos é legítimo, afinal, cada um vive dentro do seu sistema de crenças e nem sempre existe um alinhamento entre crenças.

Rejeitar pessoas é admitir que elas não fazem parte do mesmo sistema que o nosso e isso é um equívoco. 

Os grandes líderes espirituais da humanidade e até mesmo os considerados Santos, sempre rejeitaram comportamentos, mas nunca, pessoas.

Em um sistema ecológico, para eu ganhar ninguém precisa necessariamente perder. Embora perder, possa ser uma escolha do outro. Ele tem esse direito. Por mais que seja sofrível as vezes para alguns de nós, principalmente quando se trata de entes queridos, precisamos respeitar o direito de escolha de todos.

Outra coisa que precisamos nos convencer é que não conseguimos fazer ninguém feliz, se não, a nós mesmos. O que podemos e devemos é nos exercitar para ser um espelho de felicidade para o mundo. Buscar contagiar o outro pelo nosso exemplo e assim, ir ajudando na construção do mundo que queremos.

Temos o direito de exercer nossas escolhas conscientemente, assim como todos os envolvidos possuem esse mesmo direito.

Um sistema ecologicamente correto, prescinde de determinados questionamentos: 

- Estou respeitando o direito de escolha das outras partes envolvidas?

- Estarei com isso ultrapassando meus direitos? 

- Estou adotando a política do ganha-ganha onde todos os envolvidos ganham com isso? 

- Estou certo de que com minha escolha estou de alguma maneira impactando o processo de forma a permitir que os envolvidos ganhem também? 

- Não estou tendo nenhum sentimento de perda com isso? 

- Estou esquecendo de algum envolvido?

As respostas servirão para tornar seu projeto ecologicamente correto.

Precisamos auxiliar a ecologia do mundo, começando por nós, por essa ecologia humana que entende que merece o mundo dentro de uma consciência mais ampla de respeito mútuo. Seja ecológico! (retirado do livro Os 5S do Coração).