Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro lança campanha de doação de sangue

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Doar sangue pode salvar vidas. Para incentivar esta ação, será instalado, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), na próxima quarta-feira (6), um posto de doação em parceria com o Hemorio.  A unidade ficará no térreo da Lâmina III, localizada na R. Dom Manuel, no Centro, das 11h às 16h.

Entre os requisitos básicos para doar sangue, estão: portar documento oficial de identidade com foto; estar bem de saúde; pesar no mínimo 50kg; não estar em jejum (evitar apenas alimentos gordurosos três horas antes da doação) e  ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis legais.

Há situações que impedem provisoriamente a doação de sangue, como estar com temperatura acima de 37°, com gripe ou resfriado;  estar grávida ou em período de 90 dias após parto normal ou 180 dias após cesariana; amamentando até um ano após o parto; usando alguns medicamentos que impedem a doação; se tiver feito tatuagem ou transfusão de sangue há menos de um ano, entre outros.

Na ocasião, serão coletados 450ml de sangue. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano, enquanto as mulheres podem fazer a doação de sangue trimestralmente, até três vezes ao ano.

Para mais informações, entrar em contato com o Hemorio pelo telefone 2332-8629 ou pelo e-mail [email protected] A iniciativa é do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) do TJRJ.