Academia ao ar livre será bem-vinda

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Frequentadores do espaço esperam que os equipamentos contribuam para uma maior movimentação de pessoas e torne o local mais seguro

Foto: Evelen Gouvêa

Frequentadores da Praça Dom Orione, em São Francisco, na Zona Sul de Niterói, pedem por uma intervenção no lugar: a instalação de equipamentos de ginástica ao ar livre. Movimentada por crianças brincando durante a manhã, os moradores do bairro acreditam que a implantação seria uma boa oportunidade para os visitantes se exercitarem mais, aumentando o fluxo de pessoas também ao longo do dia.

O Projeto Gugu, que leva ginástica a pontos específicos da cidade, atua na Praça Dom Orione de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 9h30. Também no horário da manhã, muitas crianças aproveitam o espaço do local para brincar, mas segundo um grupo de babás, se tivesse os equipamentos instalados por lá, elas também poderiam usar o tempo antes ou depois do trabalho para se exercitar na praça.

“Aproveitaríamos bastante os aparelhos, seria ótimo. Aqui também tem muito idoso e o espaço é grande, com uma parte vazia. Entretanto, a implantação poderia ser mais interessante se ao longo do dia tivesse mais segurança para os usuários”, acredita a babá Ester Rodrigues, de 52 anos.

Aumentar o fluxo de pessoas ao longo do dia também foi a opinião da mamãe Franciele Melo Abraão, 37. Para a dona de casa, que já sofreu uma tentativa de assalto na parte da tarde, quando o movimento é menor, os aparelhos podem ajudar a coibir ações de criminosos, já que o local ficará mais movimentado.

“A atividade ajudaria bastante, pois muitos se interessam por esse exercício similar à academia, então até na parte da noite moradores viriam para cá. Além de assaltantes, pessoas em situação de rua dormem por aqui e, quando acordam, alguns são agressivos e atacam quem está visitando. Temos medo”, admite.

A empresária Laura Ramirez, 36, que leva sua filha para brincar no local todos os dias, também acredita na maior movimentação da praça. Para ela, os idosos não seriam os únicos contemplados com a ação, pois adultos também estão interessados na atividade.

“Meu marido corre todo dia na praia e comenta que sente falta de realizar esse tipo de exercício e o local seria o ponto ideal, já que moramos perto. A praça é muito boa e bem movimentada na parte da manhã, poderia continuar durante o dia com os equipamentos”, comenta.

A Prefeitura informou que a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) está avaliando a solicitação de colocação da academia do idoso e que a 3ª Inspetoria da Guarda Municipal, responsável pela área de São Francisco, realiza patrulhamento diário na praça. O Executivo também pede que a população acione o serviço de chamadas de urgência 153, que funciona no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).