AFL recebe o professor e advogado Alexandre Gazé

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Professor Alexandre Gazé tomou posse como membro da Academia Fluminense de Letras (AFL)

Douglas Macedo


O professor, advogado e pró-reitor de Coordenação e Expansão Acadêmica da Universidade Candido Mendes, Alexandre Gazé, é o mais novo imortal da Academia Fluminense de Letras (AFL). Ele foi homenageado e condecorado com a medalha da instituição na tarde desta quinta-feira (25), na Biblioteca Pública Municipal, no Centro, e agora ocupa a cadeira de número 1, que tem o escritor Alberto Silva como patrono.

A solenidade aconteceu dentro das comemorações de 98 anos da AFL. Antes da homenagem, o presidente da Academia, Waldenir de Bragança, fez menção ao aniversário da entidade, que será comemorado no dia 22 de julho. O presidente lembrou com fotografias antigas a importância da entidade, que fora promulgada pelo benemérito Feliciano de Abreu Sodré, quando era presidente do Estado do Rio em 1917.

Após a lembrança, foi a vez das homenagens a Gazé. Waldenir lembrou dos feitos do homenageado neste campo e disse que a Academia Fluminense de Letras ganha com a presença do professor, conhecido por ser um visionário pelo seu engajamento em melhorias na Educação, sobretudo ao incentivo ao Ensino Superior.

“Ter o Alexandre Gazé no meio de nós é um presente sem tamanho. Se pararmos para pegar o que ele fez, como a criação de diversos cursos superiores, é mais do que justo reconhecê-lo como um membro da AFL por causa da sua contribuição no campo da Educação”, elogiou Waldenir.

Bastante emocionado com a presença de amigos, parentes, educadores e representantes da sociedade civil, o professor iniciou o seu discurso com uma pergunta emblemática:

“O que é a educação, se não um processo lento e gradual de transformar pessoas?”, desafiou.

Com uma fala recheada de desafios aos presentes, o novo imortal fez questão de dizer que o futuro da Educação depende dos que estavam ali.

“Temos que lutar por melhorias em nossa Educação, sobretudo no ingresso dos nossos jovens nas universidades. Esse é o caminho”, finalizou, arrancando aplausos e brados de pé dos convidados.

Alexandre Gazé foi secretário municipal de Educação, Cultura e Planejamento de Nova Friburgo. É advogado e professor universitário lecionando a cadeira de Instituições de Direito Público e Privado. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), é membro titular do Instituto de Advogados do Brasil (IAB) e membro do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade e do Centro Heleno Fragoso para os Direitos Humanos.

O acadêmico já publicou os livros “Retrato Falado, Quem tem Medo de Paulo Azevedo”, “Batistão por Inteiro – A Biografia de João Baptista da Costa” e “Na Porta do Mosteiro.