![]()
Funcionários do Banco Itaú, da Avenida Ernani do Amaral Peixoto, estão paralizados
Foto: Marcelo Feitosa
Duas agências do Banco Itaú de Niterói, a principal unidade do Centro e uma em Santa Rosa, estão fazendo uma paralisação devido a uma série de demissões. Segundo o Sindicato dos Bancários de Niterói e Região, o ato começou após uma funcionária não ser recontratada mesmo depois de ficar constatado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ela está com problemas de saúde por conta do trabalho. A ação, que está acontecendo na agência em que a funcionária trabalhava, na Rua Santa Rosa, no bairro de mesmo nome, desde o último dia 28 e na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro, a partir desta quinta-feira (4), deve ser finalizada quando a questão for solucionada pelo banco.
De acordo com o presidente do sindicato, Luis Claudio de Souza Costa, o Itaú fez diversas demissões ao longo de 2017. Entretanto, a instituição decidiu intervir quando uma gerente operacional da agência de Santa Rosa foi demitida e não recontratada quando constatado que o caso se encaixava no benefício 91 da Previdência Social, o auxílio-doença por acidente do trabalho.
“Ela foi demitida em novembro e eles não querem reverter, e nós estamos tentando resolver. Ainda não recebemos um posicionamento da empresa e vamos continuar até que seja resolvido”, adiantou.
Ainda de acordo com o presidente, cerca de 60 funcionários estão participando da paralisação. Caso a demanda não seja atendida, há possibilidade de novas agências aderirem ao ato.
Em nota, o Itaú Unibanco informou que “Ética é um ativo inestimável para o Itaú Unibanco, seja nas relações com clientes, fornecedores ou colaboradores. Não compactuamos com qualquer prática que esteja em desacordo com nossos valores e, com essa base, informamos que todo o processo de desligamento inclui uma avaliação de desempenho, feedback e exame médico demissional segundo a convenção coletiva. Vale enfatizar que até a data do desligamento não identificamos nenhum impeditivo”.
Agências realizam paralisação contra série de demissões
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura