Alvará Online chega a Itaboraí para reduzir custos e burocracia

Itaboraí
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A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Integração com o Comperj, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) e a Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro) realizaram na última terça-feira, o lançamento oficial do Alvará Online no município, com o objetivo de promover mais integração, rapidez e economia para estimular o empreendedorismo em Itaboraí.

O sistema já vem sendo utilizado há três meses na cidade e nesse período de teste, 475 documentos foram emitidos virtualmente, representando uma economia de aproximadamente mil impressões por mês. Além de gerar menos impactos para o meio ambiente, o novo método também diminui os gastos públicos com logística e insumos. E ainda diminuição da burocracia interna e externa; legalização empresarial de maneira remota, e outros.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza destacou a importância do sistema e parabenizou o corpo técnico por concretizar algo que era almejado há anos, o Alvará Online. E ainda agradeceu ao secretário da pasta, Kaito Rangel, Sebrae e Jucerja, por toda ajuda e apoio. “O poder público tem a função de estimular a atuação desses empresários e não atrapalhar com a burocracia. O Alvará Online é um importante caminho para aumentar a arrecadação do município através dos MEIs”, frisou o prefeito.

Segundo o coordenador da Regional Leste Fluminense do Sebrae Rio, Leandro Marinho, o Alvará Online é uma forma de otimizar o trabalho dos pequenos e microempreendedores que acumulam diversas funções. “Com esse sistema, os empresários podem se ocupar menos com burocracia e mais com estratégias para fortalecer a empresa, focando em crescer para gerar mais emprego e renda para o município”.

Atualmente, mais de 50% das cidades fluminenses contam com o alvará online. São 56 municípios dos 92 totais. Nos últimos anos, o estado diminuiu em 57% o prazo para abertura de empresas, segundo o presidente da Jucerja, Luiz Paranhos Veloso. “A emissão digitalizada do documento foi decisiva para promover essa agilidade, fortalecer o setor”, afirma o dirigente do órgão.