Após mais um caso de mortandade de peixes na Lagoa de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, técnicos da Prefeitura de Niterói foram ao local para averiguar a situação e coletarem amostras para analisar o oxigênio dissolvido na água e as espécies de peixes afetadas.
De acordo com a prefeitura, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) fez a retirada dos peixes e a limpeza da área. Ao todo, foi retirada, aproximadamente, 1,5 tonelada de peixes na quarta-feira.
Apesar da remoção, ainda era possível ver muitos peixes próximo à ponte do Tibau. De acordo com os moradores, nenhuma equipe da Clin realizou a limpeza da área até o início da tarde desta quinta-feira (27).
“Vi apenas quatro funcionários da Clin, na última quarta-feira, realizando a retirada dos peixes pelas margens, nenhum deles estava de barco para tirar da lagoa na parte do Tibau. Parece que estão ‘enxugando gelo’. Os estabelecimentos que trabalham com comida já estão sendo prejudicados, porque os clientes não conseguem ficar muito tempo no local devido ao forte odor.
E o prejuízo pode ser ainda maior, porque estamos no período de férias, que costuma ficar lotado de pessoas. É uma vergonha”, disse um morador. A prefeitura não informou se homens da Clin vão continuar com o recolhimento dos peixes.
Segundo o Inea, o fator foi motivado pelas altas temperaturas aliadas ao assoreamento da lagoa de baixa profundidade, em conjunto com a entrada de ventos e chuvas ao fim do dia que favorecem a redução do oxigênio dissolvido na água, e, consequentemente, ocasiona a morte de peixes.
A Prefeitura informou que está em fase final de elaboração o projeto executivo do Parque Orla de Piratininga, que inclui a recuperação ambiental da Lagoa. A Prefeitura contratou, através de licitação, um estudo para indicar soluções para a despoluição do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu.
O Município está desenvolvendo o projeto de renaturalização do Rio Jacaré, principal rio que deságua na lagoa da Lagoa de Piratininga, e realizando a pavimentação das vias no entorno da Lagoa, o que diminui a chegada de sedimentos na água.