Começa bem o novo secretário de Segurança Pública, Roberto Costa, ao anunciar a criação de um núcleo de inteligência como prioridade de sua gestão. Não há outro jeito de combater a violência nas ruas, a não ser que se transforme as cidades em praças de guerra, com tiros por todos os lados e mais vítimas inocentes mortas ou feridas.
O fato é que o exército da criminalidade aumentou, enquanto que a polícia enfrenta dificuldades para dar conta do patrulhamento em tantas áreas de conflito. O problema pode não ter uma solução pronta e acaba, mas existem caminhos que podem ser seguidos com resultados práticos e objetivos.
O novo secretário acredita que um núcleo de inteligência vai ajudar na tomada de decisões. A análise de informações sobre os crimes permitirá a avaliação das ações que serão tomadas, otimizando recursos e pessoal. A polícia tem que estar sempre um passo à frente do bandido.
O que infelizmente tem acontecido é que os criminosos se aproveitam das deficiências no policiamento para atacar a população. Em Niterói a situação chega a ser absurda, com motoristas sendo ameaçados em plena luz do dia em ruas de intenso movimento, como ocorreu semana passada na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí. Recentemente também houve flagrantes de ataques a motoristas na Rua Moreira César, no mesmo bairro, e também na Rua Noronha Torrezão, os dois últimos casos na madrugada.
As câmeras de segurança instaladas na cidade estão ajudando na identificação dos criminosos e no caso de Niterói o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) atua como núcleo de inteligência, acionando as forças de segurança disponíveis na cidade para o atendimento de ocorrências.
A implantação do sistema começa a dar resultados e em breve poderá reforçar a sensação de segurança que faz falta ao cidadão.