Atenção no trânsito

Por

Dados do Corpo de Bombeiros são animadores para o setor de trânsito de Niterói. No último ano, os registros de acidentes sofreram uma redução de 30%. É um número bastante interessante: em 2014, houve 2.177 ocorrências nas ruas da cidade, entre atropelamentos, capotagens e colisões entre veículos, contra 1.484 em 2015. E o melhor, o tipo de acidente que registrou maior redução foi atropelamento, normalmente o mais penoso para a vítima, que é atirada diretamente ao chão. Foram 393 registros em 2015, enquanto no ano anterior houve 612 ocorrências.

Especialista em trânsito da Universidade Federal Fluminense (UFF), o engenheiro Rogério Straich observa que a redução no índice vai além da prudência maior e busca por direção defensiva por parte dos motoristas: para ele o bom resultado também se deve a uma maior conscientização do pedestre.

O órgão responsável pelo trânsito no município, a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) acredita que campanhas educativas tenham contribuído. Uma delas é o programa Educação no Trânsito, que é levado a escolas, sindicatos, empresas e instituições. 

A educação, informação e o esclarecimento são a base fundamental para a formação de um povo. Educar é conscientizar sobre direitos e mostrar que respeito é bom quando vale para todos. 

São direitos e deveres que motoristas e pedestres precisam aprender.

  • Tags: