Niterói entrou nesta segunda-feira (11) em situação de alto risco para a ocorrência e propagação de incêndios em áreas protegidas e de vegetação urbana, segundo a Defesa Municipal. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, a partir da Seção de Meteorologia, informa que as atuais condições meteorológicas, constituídas de elevada temperatura e baixa umidade relativa do ar, aumentam a vulnerabilidade para a ocorrência de incêndios em vegetação no município.
Além de destruir a vegetação, as queimadas também podem danificar residências, comércios e indústrias, além de causar prejuízos como destruição da fauna local, empobrecimento do solo, redução da qualidade do ar e aumento da temperatura local.
A Defesa Civil municipal - com o apoio de seus voluntários do Núcleo de Defesa Civil Contra Queimadas (NUDEC Queimadas) e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Conservação, Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Civil Municipal, CLIN e Corpo de Bombeiros Militar - implementou o programa Niterói Contra Queimadas. Esse programa consiste em medidas de monitoramento, prevenção e apoio às equipes de combate aos focos de incêndio.
Com a previsão de temperatura elevada e ausência de chuva para os próximos dias, o órgão orienta:
Não soltar balões; Além do risco de gerar incêndios a prática constitui crime
Não soltar fogos de artifício em áreas de vegetação
Não queimar lixo
Não lançar pontas de cigarro em margens de ruas e rodovias
Não usar fogo para eliminar a vegetação de terrenos.
A Prefeitura de Niterói solicita que, caso a população verifique a prática criminosa de queimadas ou demais focos de incêndio em vegetação, entre em contato com o Corpo de bombeiros – 193 e com a Defesa Civil – 199. A ligação é gratuita.