A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) realizou na manhã desta quarta-feira (6), no Centro de Niterói, uma ação de fiscalização e conscientização a respeito de depósito de lixo em locais e horários irregulares. O grupo de fiscais conversou com comerciantes da Avenida Visconde do Rio Branco sobre os horários de coleta da companhia, entregou panfletos informativos para a população e notificou estabelecimentos cometendo irregularidades.
A orientação é de que o lixo seja colocado para ser recolhido em um horário próximo ao da passagem do caminhão de coleta da Clin. No caso do Centro da cidade, essa coleta é feita, de segunda a sábado, a partir das 20h. O desrespeito ao horário de coleta pode gerar multa no valor de R$ 1.369,34.
“Nessa região, as lojas costumam fechar por volta das 17h, o que é um problema, porque o lixo é colocado para fora muito antes do horário da coleta. Estamos aqui para orientar e conscientizar a respeito disso”, explicou Paloma Cucco, fiscal da Clin.
As fiscais explicaram, ainda, que caso o estabelecimento tenha que fazer descarte de seu lixo em horário diferente do estabelecido pela companhia, é necessário que seja contratada uma empresa de coleta dos resíduos produzidos pelo local. Gerente de um mercado na Avenida Visconde do Rio Branco, Marcelo Menezes conta que o estabelecimento contratou uma empresa para levar o lixo produzido por eles. Mas relata que vê outros locais que não fazem esse tipo de coleta, e depositam o lixo fora do horário.
“A gente vê que comércio bota o lixo aí na rua e não tem ninguém pra recolher. Acho que é importante essa conscientização”, contou.
Gerente de uma farmácia próxima ao supermercado, Rafael de Pontes também conversou com as fiscais e recebeu material informativo. O funcionário disse que, por lá, o lixo é depositado dentro do horário estipulado.
“É a primeira vez que recebemos esse tipo de ação aqui. Elas vieram orientar que a gente coloque o lixo para ser levado perto das 20h. A farmácia já tem esse hábito”, relatou.
Segundo o presidente da companhia, Antônio Carlos Lourosa, o Centro é um dos pontos onde se tem mais problemas com relação ao lixo por conta do grande fluxo de pessoas e da quantidade de comércios.
“Apesar da coleta domiciliar e da varrição ocorrerem diariamente, ações como esta de fiscalização e campanhas educativas fazem-se necessárias para que a população compreenda a importância de colaborar na conservação da cidade”, apontou.
Para denunciar o despejo irregular de lixo é preciso entrar em contato pelo telefone: 0800-022-2175 ou pela internet: http://www.clin.rj.gov.br/?a=ouvidoria.