Coletivos se unem pela saúde mental

Por

Evento foi organizado por um grupo de apoio mútuo, formado por pacientes em tratamento de ansiedade generalizada, síndrome do pânico e depressão

Foto: colaboração Ulisses Dávila

Inspirados pela campanha de sensibilização e em prol da saúde mental e bem-estar “Janeiro Branco”, o Coletivo Virgínia Bicudo realizou na manhã deste domingo (14) o evento “Domingo tem Abraços Grátis no Campo de São Bento”, em Icaraí, entre 10h e meio dia. A programação também contou com a participação do Coletivo Pedal Sonoro.

“O coletivo Virgínia Bicudo começou em setembro do ano passado. Somos um grupo de apoio mútuo, formado por pacientes em tratamento de ansiedade generalizada, síndrome do pânico e depressão. Nos reunimos, para uma roda de conversa, um domingo por mês no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Por conta do ‘janeiro branco’ a gente quis desta vez fazer algo além da roda. Então, decidimos abraçar, pois além de acolher os que passam, ao mesmo, faz com que as pessoas vejam mais a gente, ou seja, enxerguem essa nossa ação”, explica a jornalista e integrante do coletivo, Carolina Maciel Ribeiro.

Atualmente 8 pessoas frequentam o Coletivo Virgínia Bicudo que é gratuito e aberto para todos que desejam participar. As datas dos encontros, assim como toda agenda de atividades, podem ser encontradas através das redes sociais do grupo.

“Foi a partir de um blog que escrevo que este coletivo surgiu. As pessoas que participam falam quando querem e contam com a escuta de todo grupo. Essa interação fortalece quem também está passando pela mesma situação. Eu, por exemplo, sofro de transtorno de ansiedade generalizada”, revela Carolina.

Criada em 2014, a campanha “janeiro branco” é dedicada a sensibilizar as mídias, instituições e poderes públicos e privados, sobre à importância de projetos, políticas, recursos, espaços e iniciativas socioculturais que valorizem e atendam as demandas de saúde mental.

A jornalista e integrante do coletivo, Carolina Maciel Ribeiro e o psicólogo voluntário, Henrique Ribeiro distribuíram abraços em forma de acolhimento

Foto: colaboração Ulisses Dávila

Assim, a campanha tem como missão fazer do mês de janeiro um marco temporal para que todas as pessoas e instituições reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das instituições.

“Fiquei sabendo do trabalho e me interessei. é um trabalho que não é terapêutico, mas que acolhe e esclarece muitas coisas para quem participa. a intenção é alertar e ajudar no acesso às informações e também aos tratamentos disponíveis na rede pública”, acrescenta o psicólogo voluntário do coletivo, Henrique Ribeiro.

Após a distribuição de abraços a programação contou com a participação do Coletivo Pedal Sonoro, que terminou seu trajeto do dia no Campo São Bento, trazendo ainda mais abraços e música para o evento do Virgínia Bicudo.

“A gente já tinha essa pedalada marcada hoje, com o tema Woodstock, e eles nos chamaram para dar uma força na visibilidade do evento. A gente achou ótimo, qualquer coisa que ajuda a sociedade de alguma forma é sempre bem vinda. O objetivos e a gente se unir mesmo. Um coletivo somar com a agenda do outro”, conclui o analista de suporte e participante da organização do Pedal Sonoro, Marcelo Paternou.

  • Tags: