Concurso para a Guarda Municipal oferece 142 vagas

Por

O edital para o concurso da Guarda Municipal de Niterói, que oferece 142 vagas, deve ser lançado em meados deste mês. O anúncio foi feito por Gilson Chagas, secretário de Ordem Pública (Seop) do município, durante a primeira reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Niterói, realizado na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), na manhã desta quinta-feira, no Centro. A oportunidade faz parte do Pacto Niterói Contra a Violência.

De acordo com Chagas, o edital está sendo finalizado e deve ser lançado ainda neste mês. 

“Estamos investindo na Guarda Municipal e temos um concurso em andamento. Vamos contratar mais 142 agentes, que são nossa força de segurança que tem atuado, principalmente, em pequenos delitos”, disse. 

Em novembro de 2018, foi publicado o extrato do contrato entre a prefeitura e o Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Instituto Selecon) para o planejamento, organização e execução do Concurso Público de cargos na Guarda Civil Municipal, curso de formação para os servidores aprovados e classificados no Concurso Público e dois cursos de qualificação profissional. Procurado, o instituto informou apenas que o edital está sendo finalizado. 

Em janeiro do ano passado, a Guarda Municipal possuía 582 servidores e o objetivo da Prefeitura era atuar com o efetivo máximo constitucional de agentes, que é de mil guardas. No mesmo mês, o Executivo Municipal anunciou que estava em fase de elaboração um edital para a contratação de 418 agentes, sendo candidatos com nível médio completo, idade mínima de 18 anos e posse da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

O concurso voltou a ser assunto no lançamento do Pacto Niterói Contra a Violência, em agosto, quando o Prefeito Rodrigo Neves anunciou que entre as medidas do plano municipal, estava a realização de concurso para contratação de 142 guardas-municipais.

O último concurso da guarda aconteceu em 2014 e aprovou 350 candidatos. Na ocasião, a remuneração inicial oferecida era no valor de R$ 2.278,37 mais gratificações. Hoje, o valor gira em torno de R$ 2.400, segundo informações da prefeitura. Se seguir os mesmos parâmetros do concurso anterior, a prova deste ano será composta por cinco etapas: objetiva, avaliação antropométrica, teste psicotécnico, exame médico e investigação social. 


  • Tags: