Operando com faixas reduzidas desde 8 de janeiro, quando um incêndio comprometeu parte da laje do viaduto da via, a Avenida do Contorno volta a ter três faixas em cada sentido neste sábado.
Apesar de as obras de reparo ainda não terem sido concluídas, um acordo entre a Arteris, concessionária que administra a BR-101 no trecho compreendido entre a Ponte Rio-Niterói e a divisa com o estado do Espírito Santo, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), permitirá a utilização do acostamento como faixa de circulação.
Segundo Hélio Silveira, superintendente de Investimentos da Arteris, a medida fará com que a rodovia volte a ter sua capacidade de escoamento máxima, enquanto as obras de reparo são realizadas em paralelo.
“A fase de estudos e coleta de amostras da estrutura do viaduto já foi concluída. Com isto, vimos que era possível, mediante um escoramento minucioso já realizado, a liberação destas faixas adicionais. Isto retoma as condições normais da via nos dois sentidos. Em cima do viaduto, entretanto, duas faixas ainda contarão com velocidade reduzida e uma continuará no sistema reversível”, explica.
De acordo com Silveira, o incêndio, que segundo ele ocorreu por conta de uma briga entre moradores de rua, resultou em problemas estruturais no viaduto.
“Na própria madrugada do incêndio, estivemos no local, mas ele estava com muita fuligem na laje do concreto. Foi necessário que fizéssemos um processo de limpeza com hidrojateamento de água, usando bombas de alta pressão. A partir daí, tomamos todas as medidas de precaução para os usuários da via, como o desvio do tráfego, e começamos a estudar qual intervenção que precisaríamos fazer na estrutura”, explicou.
Prazo de conclusão – Os danos alcançaram aproximadamente 40% da extensão do viaduto. A estrutura possui um total de 600m² e, segundo Silveira, cerca de 200m² foram afetados. Tecnicamente, o superintendente de Investimentos explica que o problema já foi diagnosticado e que já há uma data limite para a conclusão dos reparos: 22 de março.
“O fogo, embora não tenha sido proveniente de combustível, o que seria pior, atingiu uma camada irregular do concreto que desprendeu da armação. Tivemos que fazer vários ensaios para ver o grau de comprometimento da estrutura da laje. Com isto, desenvolvemos um projeto e protocolamos na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o projeto de recuperação de estrutura. Começamos a preparar a infraestrutura da obra na última terça-feira e, a partir dela, entregaremos o trabalho em no máximo 45 dias”, afirmou.
Complexidade – A obra é complexa. Como não haverá isolamento da via, a reposição do concreto na laje inferior do viaduto será feito pela parte de cima. Por meio de furos na pista superior do viaduto, a laje prejudicada pelo incêndio poderá ser corrigida.
Silveira também explicou que a vibração da estrutura dificulta os reparos, e, por isto, os redutores de velocidade em cima do viaduto continuarão a ser utilizados.
“Após a ampliação, a Avenida do Contorno passou a atender cerca de 100 mil veículos por dia. Por isto, a elaboração deste projeto, assim como o método a ser praticado na recuperação desta estrutura, teve que ser levado em consideração”, disse.
Carnaval – Apesar de prometer celeridade nas intervenções na Avenida do Contorno, Silveira, que pretende concluir as obras antes do prazo estipulado para 22 de março, acredita que dificilmente os trabalhos estarão terminados antes do período de carnaval, ocasião em que o fluxo de trânsito aumenta muito, já que a Avenida do Contorno é bastante utilizada pelos que viajam para a Região dos Lagos.
O superintendente, no entanto, não acredita em grandes mudanças no trânsito da via no Carnaval de 2019 em comparação com o movimento registrado em anos anteriores. Isto porque o acordo com a PRF abriu a possibilidade de utilização do acostamento e a Avenida do Contorno estará sendo operada em sua capacidade normal.
Silveira diz ainda que reuniões já estão sendo realizadas entre os órgãos competentes e parceiros da via para o período de festejos. Segundo ele, em poucas semanas, um plano para melhorar as condições de tráfego para os que pretendem utilizar a via no período do carnaval será divulgado.