A Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG), assumiu nesta quarta-feira (17) a primeira investigação de auto de resistência (morte decorrente de confronto em operações policiais), na comunidade da Vila Ipiranga, no bairro do Fonseca, na Zona Norte da cidade. A investigação foi iniciada, após um menor, de 17 anos, morrer e um homem, 20 anos, ser baleado, durante confronto entre policiais militares do 12º BPM e traficantes, na Travessa Antunes Figueiredo, no alto da comunidade, na tarde de quarta-feira.
De acordo com a polícia, duas viaturas fizeram um incursão na localidade, por volta das 15h, para cumprir mandado de prisão contra um homem, acusado de homicídio. Ao chegarem em um dos acessos da comunidade, os policiais contaram que foram alvejados e iniciaram uma troca de tiros com seis suspeitos. Uma equipe de reforço foi acionada para prestar auxílio as guarnições que estavam no local.
Durante a ação, um menor foi baleado e morreu no local. Um homem, que também estava envolvido no confronto, levou um tiro e foi encaminhado para o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca.Os demais suspeitos fugiram.
Agentes da DHNSG, se dirigiram ao local e realizaram a simulação dos fatos, para constatar que a morte foi causada por um auto de resistência. Segundo o delegado titular da Divisão de Homicídios, Fábio Barucke, esse é o primeiro inquérito relacionado à auto de resistência investigado pelo órgão. Até o mês passado, os casos registrados como auto de resistência eram de responsabilidade das delegacias que atuam nas regiões próximas ao crime.
“A princípio, estamos investigando apenas os autos que ocorrem em Niterói. Esse é o primeiro caso de nossa responsabilidade e o diferencial desse modelo de investigação é a simulação. Reproduzimos os fatos para esclarecer as dúvidas e comprovar que a morte trata-se, realmente, de um auto de resistência. Em seguida, ouvimos o depoimento dos envolvidos e colhermos os laudos, para concluir a investigação. Nesta ocorrência colhemos oito laudos, que serão analisados em 30 dias”, afirmou o delegado.
Durante a simulação, a polícia apreendeu cinco armas, sendo quatro fuzis utilizados pela PM e uma pistola, que foi encontrada próximo ao corpo do menor. O homem baleado, está internado no Hospital Estadual Azevedo Lima, sob custódia e será preso em flagrante por crime de associação ao tráfico de drogas.