Em busca de equilíbrio no MAC

Por

Participantes receberam instruções do professor Henrique Moraes

Foto: Marcelo Feitosa

O pátio do Museu de Arte Contemporânea (MAC), no bairro Boa Viagem, em Niterói, recebeu na manhã deste sábado (09) a 2ª Caminhoga em Niterói, um evento gratuito de caminhada pela orla de Icaraí que terminou com aula de Yoga no pátio do MAC. Dezenas de praticantes da técnica indiana estiveram presentes para as atividades que duraram cerca de duas horas.

O encontro promovido pelo professor Henrique Moraes começou por volta de 8h e seguiu até às 11h. Apesar do tempo nublado, os praticantes puderam se exercitar sem a presença da chuva.

“Fizemos a primeira edição em Setembro no Parque da Cidade. Subimos caminhando e quando chegamos lá em cima realizamos a aula de yoga na pista de voô. Foi um sucesso e por decidimos fazer novamente e escolhemos o MAC. Os partcipantes gostaram muito e a ideia é realizarmos a Caminhoga uma vez por mês.Vamos fazer uma enquete na página do evento para decidirmos qual será o próximo local que vai receber a caminhoga”, explicou o professor.

Ainda de acordo com Henrique, a ideia é estimular as pessoas a começarem a praticar a yoga.

“Existe uma ideia errada de que o Yoga é só fechar o olho e tentar meditar e não pensar em nada. O yoga tem várias posições psicofísicas, respiratórias que trazem o praticante para o momento do agora te eliminando dos pensamentos externos. Isso é o ponto de partida para conseguir chegar a ponto de meditar. O Yoga é um veículo para chegar a meditação e não só a meditação em si”,detalhou.

A idealizadora do projeto e digital influencer, Maira Fernandes, de 32 anos, disse que pratica yoga há três anos.

“Tive a ideia de fazer uma caminhada seguida por yoga que são duas atividades que adoro. Amadureci a ideia com o professor e conseguimos tirar do papel. Eu acredito que as duas atividades são complementares. Uma que trabalha a parte física e a outra pega a introespecção, conhecimento que vale super a pena ser introduzida na atividade física”, afirmou.

A estudante Joisiane de 22 anos, esteve na aula e aprovou o projeto.

“Soube da aula por amiga que compartilhou o evento em uma rede social. Não sou praticante de yoga mas eu gostei bastante. Em um primeiro momento senti algumas dores porque estou um pouco sedentária, mas vou dá continuidade”,contou. 

  • Tags: