Festa da virada mais segura e vigiada na Praia de Icaraí

Por


Para que o Ano-Novo de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, seja realmente o Réveillon da Paz, como anunciado, o policiamento da região será reforçado neste ano. Toda a orla será monitorada por câmeras, policiais militares a pé, viaturas em pontos estratégicos e guardas-municipais, que juntos chegam a cerca de mil homens para garantir a segurança dos visitantes. Segundo o coronel Márcio Rocha, comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar de Niterói, até amanhã mais câmeras serão instaladas para aumentar a fiscalização.

Nesta sexta-feira (29), representantes de órgãos envolvidos na festa fizeram uma última fiscalização na praia para que todo o planejado saia do papel. De acordo com o coronel Rocha, o efetivo policial para amanhã será de 576 policiais, 26% a mais do que do ano passado, enquanto que o número de viaturas, 71, aumentou 22%. Agentes atuarão com patrulhas, motocicletas, cavalaria e a pé, fazendo rondas por toda a cidade, principalmente no entorno de Icaraí e em áreas de maior incidência criminal. 

“Os principais acessos da cidade também estarão cobertos para que os visitantes tenham a sensação de segurança. Vamos fazer uma coordenação da festa mais afastada a partir das câmeras espalhadas pela cidade, na sala do gerenciamento de crise do batalhão, e com oficiais nas praias. A parceria com a Secretaria de Ordem Pública (Seop) está sendo fundamental em nossa ação”, comentou, completando que, até amanhã, mais câmeras serão instaladas na orla da praia para aumentar a fiscalização. 

Segundo funcionários da ONG Viver Bem, responsável pelos aparelhos, pelo menos mais oito câmeras serão espalhadas pela orla. 

Móvel - Outra importante ferramenta será o Cisp Móvel, que será instalado na Praça Getúlio Vargas, e vai servir como ponto de controle e comando da Guarda Municipal e da Polícia Militar e, segundo o coronel Gilson Chagas, responsável pela Secretaria de Ordem Pública, os rádios de todas as forças de segurança estarão operando em sintonia. O veículo terá distribuição de pulseiras de identificação às crianças e atendimento das demandas de menores perdidos, enviando informações via rádio para funcionários da Neltur. Além disso, o secretário também ressaltou que a equipe fiscalizará a venda de bebidas em garrafas de vidro e o porte de fogos de artifício na orla e nas ruas de acesso.  

  • Tags: