Após altas temperaturas registradas em quase todos os dias do mês de janeiro, a chegada de uma frente fria, na manhã desta segunda-feira (4), mudou o cenário do verão em Niterói. O fim de semana com sol e calor deu lugar a nuvens carregadas, que se espalham por todo o estado do Rio de Janeiro. A previsão da Meteorologia é de uma semana marcada por pancadas de chuva a qualquer hora e com diminuição de temperatura.
Nesta segunda, o dia amanheceu com fortes trovoadas e chuva. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói emitiu um alerta informando que a cidade entrou em estágio de atenção, às 9h09 da manhã.
O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três, e significa a ocorrência de fortes chuvas.
Próximos dias – Nesta segunda, os termômetros marcaram máxima de 27 graus e temperatura mínima de 22. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que o tempo chuvoso deve durar até pelo menos sexta-feira. Nesta terça, o tempo permanece chuvoso durante todo o dia, com as temperaturas variando entre a mínima de 22 graus e a máxima de 25 graus.
Para a quarta-feira, depois de alguns dias, a temperatura, enfim, pode marcar menos de 20 graus. Com o tempo encoberto com chuviscos, a temperatura mínima deverá ficar em torno de 19 graus e a máxima, 23 graus.
Há possibilidade de 80% de chuva na quinta-feira, com muitas nuvens durante o dia. A temperatura deve variar entre 19 graus de mínima e máxima de 24 graus.
Já na sexta-feira, a previsão é de tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas, com a temperatura variando entre mínima de 22 graus e máxima de 26 graus.
Ondas – De acordo com o Climatempo, terça-feira o mar fica agitado, com ondas por volta de 1,5 metro. Ao longo da semana, uma nova ondulação avança até a costa do Sudeste, e o mar só deve baixar no Rio no próximo sábado.
A Defesa Civil municipal conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS e grupos no WhatsApp. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.