Os estoques baixos no banco de sangue e a proximidade do carnaval, quando há queda no número de doadores e aumento na demanda, acendeu o alerta do núcleo de hemoterapia de Rio Bonito. O hemonúcleo, referência na região no fornecendo de sangue para vários municípios como Itaboraí, Tanguá e Silva Jardim, está recebendo, em média, três doadores por dia, o que levou o órgão a lançar uma campanha para incentivar a população a comparecer ao hemonúcleo para doar, principalmente quem tem sangue fator Rh negativo (A, B, AB e O).
“Estamos precisando muito dos doadores voluntários, pois cada doação pode salvar até quatro vidas. Atualmente, nossa unidade vem sendo mantida pelos familiares de usuários internados nas instituições hospitalares. Estas pessoas são chamadas de doadores de “reposição”, pois só doam quando algum membro da família ou amigo precisa de sangue. Mas é necessário que as pessoas, antes de vir doar, se informem se elas estão aptas e não tem impedimento para fazer isso”, explica Diretora Administrativa da unidade, Patrícia de Azevedo Carvalho de Almeida.
Uma pessoa pode fazer até quatro doações por ano. Se for homem, deve respeitar um intervalo de dois meses entre uma doação e outra. No caso das mulheres, esse período sobe para três meses.
“É muito importante conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue periódica. É um gesto tão simples, mas que pode salvar muitas vidas”, garante Renato Ribeiro, que saiu de Itaboraí para doar sangue no hemonúcleo da cidade vizinha e ajudar a salvar a vida de um amigo que vai fazer uma cirurgia.
Quem pode doar: para ser um doador de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 69 anos. Pessoas com idade inferior a 18 anos (entre 16 e 17 anos) podem doar acompanhados do responsável ou com autorização prévia do responsável. O doador precisa pesar mais de 50 quilos e deve procurar o Centro Municipal de Hemoterapia de 2ª a 6ª feira, das 7h às 12h.
Mais informações podem ser obtidas no Hemonúcleo, localizado na Avenida Martinho de Almeida, 222, no bairro Mangueirinha, em Rio Bonito. O telefone é (21) 2734-9705.