Hospital de Bonsucesso vai fechar a emergência

Por

A emergência do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), inaugurada no mês passado, será fechada a partir de amanhã. A decisão foi motivada por falta de pessoal e foi tomada pelo corpo clínico da unidade, em reunião na segunda-feira, e anunciada em coletiva de imprensa ontem, na porta do hospital, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Segundo o presidente do corpo clínico do hospital, Baltazar Fernandes, o HFB nunca teve tradição de fazer atendimento emergencial de trauma. 

“Isso é cultural, você não muda o perfil do hospital assim, de uma hora para outra. A cirurgia de emergência aqui sempre esteve voltada para doenças inflamatórias, como úlcera perfurada, apendicite, colicistite. E a cirurgia geral também seria para doenças inflamatórias. O objetivo do hospital é atender a complexidade do entorno, das UPAs [unidades de Pronto Atendimento] do entorno, podia ser uma referência para esses tipos de patologia que estão dentro do perfil do hospital”, disse.

Há 40 anos atuando nos quadros da unidade, ele diz que sempre houve carência de recursos humanos no HFB, mas logo era buscada uma solução. 

“Agora, essa demora na solução, que é basicamente questão de RH, isso é inédito para a gente. O [Hospital] Sírio-Libanês fez uma auditoria aqui no hospital, contratada pelo Ministério da Saúde, e constatou que tem um deficit de 700 médicos. Na emergência, hoje, deveria ter 120 profissionais. Tem plantão que não tem cirurgião, tem plantão que tem um clínico. Precisaria pelo menos de cinco anestesistas, quatro cirurgiões, cinco clínicos e quatro pediatras, nas especialidades básicas”.

  • Tags: