O Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (5), seu aguardado Complexo Ambulatorial. A unidade, que anteriormente funcionava em um espaço dos anos 50, vem passando por reformas há cerca de cinco anos. A partir do dia 15, o ambulatório deve entrar em funcionamento para atendimento a mais de dois milhões de habitantes de Niterói, São Gonçalo e região. Apontada como exemplo para outros hospitais federais, a obra acresceu em cerca de 50% da área original do ambulatório.
A inauguração reuniu figuras da Universidade Federal Fluminense (UFF) - instituição que está ligada ao hospital -, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) - que administra a unidade, além de representantes da comunidade acadêmica e niteroiense. O superintendente do Huap, professor Tarcisio Rivello, revelou que está sendo estudada a possibilidade de implantação de placas fotovoltaicas e equipamentos de captação de chuva na unidade. Ele ainda lembrou que as obras foram realizadas com o Huap em pleno funcionamento.
“Foram anos de intensos trabalhos, exigindo esforços de todos. É uma intervenção que vai aumentar a autoestima dos funcionários, para cada vez mais ter qualidade de atendimento. Essa obra grandiosa representa profunda mudança no conceito de atendimento”, defendeu.
Com as mãos trêmulas no início de seu discurso, o reitor da UFF, professor Sidney Mello, expressou emoção com a inauguração. Ele ainda pontuou que a entrega do ambulatório não significa o fim da luta pelas necessidades do hospital.
“A UFF vem mostrando sua capacidade de estar fora da zona de conforto. Esse é um momento de luta, de força, sobretudo pelo trabalho desenvolvido aqui no Huap. Isso não significa que vamos deixar de lutar. Assim como não paramos de lutar com o Ministério da Educação por cada centavo destinado à Federal Fluminense. Não admitimos o corte de R$ 21 bilhões na Educação no final de 2014. Vamos receber mais 40 servidores, mas a luta continua”, garantiu.
O Complexo Ambulatorial do Huap disponibiliza à comunidade 94 ambientes destinados ao cuidado terapêutico do paciente, incluindo consultórios, salas de terapias e um Centro Cirúrgico Ambulatorial composto de duas salas cirúrgicas.