Ilha da Boa Viagem pode ter novas obras de revitalização

Por

Tombada pelo Iphan, Ilha da Boa Viagem foi fechada para visitação em novembro de 2016, 8 meses após ter sido reaberta

Foto: Evelen Gouvêa

As obras de revitalização da Ilha da Boa Viagem estão mais próximas de sair do papel. Pelo menos é o que garante a Prefeitura de Niterói. Segundo o Executivo, o local, que completou em novembro um ano fechado, já foi vistoriado por representantes da Empresa Municipal de Moradia, Urbanismo e Saneamento (Emusa). Neste mês será realizada uma reunião da Secretaria Executiva para decidir os procedimentos a serem adotados, com o objetivo de agilizar as intervenções no local, que incluem a contenção da encosta e a restauração da igreja. 

A Ilha da Boa Viagem, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi fechada para visitação em novembro de 2016, apenas oito meses após a sua reabertura. À época, a Prefeitura de Niterói alegou que precisava fazer reparos na rampa de acesso e escadas do ponto turístico.

“A prefeitura gastou cerca de R$ 700 mil na reforma da ponte, isso depois que a mesma estava há 15 anos com a estrutura condenada. Além disso, pequenas intervenções foram feitas ao longo dos anos, mas nada que possa garantir de fato a estabilidade do local. É preciso uma reforma completa, afinal, a Ilha da Boa Viagem é um dos pontos turísticos mais ricos de Niterói”, avalia o historiador Agamenon Flores, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O cuidado com a Ilha da Boa Viagem está há mais de 80 anos sob a responsabilidade do 4º Grupo de Escoteiros Gaviões do Mar, que realizam pequenos reparos conforme podem. A gestão do grupo acontece através de um convênio com a Prefeitura de Niterói. No entanto, o contrato com os guardiões se encerrou há um ano. Em nota, a prefeitura informou que o convênio entre a Prefeitura e os escoteiros só poderá ser firmado após a desinterdição da Ilha, o que ainda não tem prazo para acontecer.

Moradores que já visitaram a ilha lamentaram a demora na reabertura do ponto turístico. Para eles, o momento ideal seria o período de férias neste fim de ano.

“Eu lembro que quando era adolescente visitei umas três vezes a ilha. Eu e uns amigos costumávamos vir e visitar a igreja, curtir o pôr do sol. É uma paisagem linda demais”, contou o médico Arthus Gaspar, de 43 anos.

E quem nunca teve a chance de visitar o local espera ansiosamente pelo momento.

“Eu vim de Pernambuco no ano passado e sempre falei com o meu marido o quanto deve ser linda a ilha. Pena que está fechada, mas já ouvi dizer que estão trabalhando para reabrir. Tomara”, desejou a pedagoga Ângela Cristina, moradora de Santa Rosa, enquanto caminhava pela Praia de Icaraí. 

  • Tags: