Inscrição da prefeitura gera confusão em SG

Por

Muitos candidatos, que passaram horas na fila, voltaram para casa sem realizarem a inscrição

Lucas Benevides

Quem compareceu na Secretaria de Educação de São Gonçalo para se inscrever para as vagas de professores temporárias, enfrentou problemas na tarde desta quinta-feira (14). Pessoas enfrentaram filas quilométricas desde antes das 9h da manhã e passaram dificuldades com a demora para o atendimento.

Segundo a prefeitura, os candidatos seriam atendidos de 9h às 17h, mas mesmo após o horário de encerramento, a fila de espera permanecia grande.  A principal reclamação dos candidatos era a demora para o atendimento e o descaso com quem estava na fila. Segundo eles a prefeitura não tem estrutura suficiente para atender essa demanda enorme de pessoas.

De acordo com Thais do Nascimento, professora de história, os candidatos não foram respeitados e muitos terão que voltar ao local pois não conseguiram ser atendidos.

"Eu cheguei aqui por volta de 13h, fiquei mais de 6h na fila pra chegar na Secretaria de Educação e receber uma senha, sendo que não constava no edital uma distribuição de senha para os candidatos. Cheguei aqui para fazer a inscrição, mas estou voltando com a minha documentação para casa por não ter conseguido. Terei que voltar amanhã no horário que vim hoje, já que trabalho pela manhã e provavelmente vou enfrentar uma fila com mais de mil pessoas. Estou indignada!"

Segundo os candidatos, senhas foram distribuídas aleatoriamente, sem uma sequência, gerando ainda mais confusão

Lucas Benevides

Segundo ela, visivelmente a prefeitura não tem estrutura para atender a demanda de candidatos.

Quem também criticou o atendimento foi a candidata Martha Polinário, moradora de São Gonçalo, que ficou mais de 4h na fila.

"Quando cheguei aqui, a fila estava dando volta no quarteirão. Uma fila imensa para poucos funcionários atendendo. Muitos me disseram que os atendimentos começaram depois do horário. Também não fui atendida. Muitas pessoas que estavam com crianças de colo precisaram voltar para casa, pois não tiveram condições de permanecer na fila. O pior foi essa distribuição de senha, que certamente dará um grande problema. Ela foi distribuída aleatoriamente, não tinha uma sequência de números. Ninguém falou a ordem de quem será atendido.''contou.

De acordo com Martha, foi avisado que nesta sexta-feira (15) serão formadas duas filas diferentes. Uma delas só para quem possuir a senha distribuída nesta quinta-feira, e outra para quem chegar na hora no local, o que pode dificultar ainda mais o atendimento. 

Muitos candidatos relataram também que vieram de longe e pediram dinheiro emprestado para poderem comparecer na Secretaria.

Claudia Cristina, moradora de São Gonçalo, que também estava desde cedo na fila, contou que pessoas ficaram horas no mesmo lugar, com fome,  e a prefeitura não deu apoio para os candidatos. De acordo com ela, muitos passaram mal, pegaram chuva e voltaram pra casa sem terem terminado a inscrição com a promessa de serem atendidas no dia seguinte.
?
Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da secretaria de Educação, informou que realizou a abertura dos portões aos candidatos rigorosamente às 9h da manhã, atendendo mais de 1200 pessoas, e superando as expectativas da secretaria.  Um grande número de candidatos apareceu  para concorrerem às vagas. Respeitando o edital, os portões foram fechados às 17h. Atendendo a todos os candidatos que se encontravam no interior do prédio, aos que se encontravam na parte externa , na fila , foram distribuídas senhas , garantindo aos mesmos um atendimento diferenciado na sexta feira dia 15/2. Esclarecemos que o processo ocorreu com tranquilidade durante todo o dia, com tempo de atendimento aproximado de 4 min por candidato, tendo sido utilizados 30 servidores no atendimento, somados a  mais 32 outros servidores apoiando na organização das filas, prestando informações , etc, e tendo o suporte da guarda municipal , evitando assim qualquer intercorrência .

  • Tags: