Depois de anunciar a retomada do projeto do metrô como modal prioritário para a Linha 3, ontem o secretário de Estado de Transportes, Carlos Osório, anunciou a intenção do Governo do Estado de ampliar os projetos de mobilidade urbana para a Região Metropolitana, retomando o estudo para implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) na Rodovia RJ-104.
Segundo o secretário, o estudo será feito em paralelo com o da Linha 3, observando a necessidade de ampliação da rodovia para instalação de um corredor exclusivo para ônibus. Com isso, a RJ-104 prolongará o Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura, atendendo às necessidades de transportes dos usuários desde Itaboraí até Niterói, passando por Alcântara, em São Gonçalo, e ainda permitindo a integração em Tribobó, onde a rodovia faz entrocamento com a RJ-106.
Osório esclareceu que a decisão de desistir do sistema BRT no trecho Niterói-São Gonçalo e retomar os estudos da Linha 3 do metrô, anunciada na quinta-feira pelo secretário do Estado de Desenvolvimento, Marco Capute, durante audiência pública da Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), já havia sido acordada em reunião entre o governador Luiz Fernando Pezão e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, há cerca de dez dias.
“O ministro Kassab e o governador se reuniram e ficou estabelecido que o BRT não é o modal ideal, sendo decidido que o Estado retomasse os estudos do metrô para superfície para a linha 3. Pezão solicitou então que a Riotrilhos [Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro] desse seguimento ao estudo e, em paralelo, fosse iniciado o estudo para implantação do BRT para a RJ-104, o que será um complemento importante para o projeto de mobilidade”, explicou o secretário.
Sobre os prazos para apresentação dos projetos, Osório informou que agora o Governo do Estado aguarda a definição e anúncio do Governo Federal sobre a terceira fase do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 3) e do PAC da Mobilidade, o que deve ser feito assim que forem concluídas as votações sobre o Ajuste Fiscal.
Para construção da Linha 3 e do BRT, é aguardada a sinalização de recursos através do Ministério das Cidades e também da modalidade PPP (parceria público-privada), já que de acordo com o secretário, seria inviável para o Estado custear sozinho um projeto de mobilidade urbana tão amplo.
A intenção de construir um BRT na RJ-104 já havia sido divulgada em 2012. Na época foi estabelecida pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) uma tomada de preços para escolha da empresa que elaboraria o projeto. O estudo foi inicialmente orçado em aproximadamente R$ 739 mil, compreendendo cerca de 22 quilômetros, entre a localidade conhecida como Caixa D’Água, no início da Alameda São Boaventura, no Fonseca, e o entroncamento com a BR-101, em Itaboraí.
Ajuste fiscal – A votação do Projeto de lei 863/15, do Poder Executivo, que muda as regras da desoneração de 56 setores da economia, foi finalizada nesta quinta-feira (25) pelo Plenário da Câmara de Deputados. O texto substitutivo apresentado pelo deputado Leonardo Pcciani (PMDB-RJ), relator da proposta, foi aprovado sem muitas alterações e agora segue para apreciação do Senado.