Com a virada de ano-novo, as taxas cobradas anualmente, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Terrestres (IPVA), já começam a bater na porta. Quem antecipar o pagamento do IPTU em cota única, por exemplo, pode ter desconto de 8%, 5%, 10% e 20%, em Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí, respectivamente. Já o IPVA terá desconto de 3% para pagamento à vista.
Neste ano, o IPTU sofrerá um reajuste de 4,53% em Niterói e Itaboraí, 4,3% em São Gonçalo e 3,97 em Maricá. A correção monetária foi calculada de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). Em Niterói, os carnês de 2019 começaram a ser distribuídos pelos Correios em meados do mês de dezembro.
O pagamento do tributo poderá ser feito em cota única com 8% de desconto até o dia 8 de janeiro ou em onze parcelas mensais iguais, de janeiro a novembro. Para os que optarem pelo pagamento em cotas mensais, o primeiro vencimento será no dia 11 de janeiro. O contribuinte pode gerar as guias para pagamento no portal da Secretaria de Fazenda ou emitir cópia do carnê por meio do site www.seuiptu.com.br.
Em São Gonçalo, o desconto será menor, de 5% para quem optar pela cota única, que pode ser paga até o dia 25 de janeiro. Segundo a Secretaria de Fazenda do município, os carnês já estão sendo distribuídos e não houve aumento além da correção da moeda. O vencimento do contribuinte que pagar mensalmente varia entre o dia 20 a 30 de cada mês, dependendo dos números finais do carnê. O acesso estará disponível digitalmente a partir do dia 2 de janeiro no site da prefeitura.
Neste ano, o IPTU do município causou polêmica por conta de uma remodelação na forma de cobrar a taxa de coleta de lixo, já incluída no imposto, após aprovação de mudanças na Câmara de Vereadores. Em alguns casos, o valor aumentou em mais de 400%. O aumento chegou a ser alvo de uma ação direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro por ser considerada exorbitante.
Já o município de Itaboraí ainda não deu início à distribuição dos carnês, mas prevê o início para janeiro. O desconto será de 20% para o pagamento da cota única até 15 de março. Em parcelas mensais, o vencimento será todo dia 15, sendo a primeira também em 15 de março. O carnê estará disponível de maneira online no site www.itaborai.com.br/serviços/iptu, assim como parcelamentos de débitos de IPTU inscritos em dívida ativa.
Em Maricá, quem pagar parcelado, em 10 vezes (primeira parcela em fevereiro), terá 10% de desconto a cada vencimento. Quem pagar em cota única, o abatimento será de 15% com vencimento no dia 28/02. A previsão é que os carnês sejam enviados a partir do dia 7 de janeiro e o imposto fique disponível no portal da prefeitura no próximo dia 28.