Até a próxima terça-feira, contribuintes de Niterói que pagarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única têm o desconto de 8% garantido. Já para quem optar pelo parcelamento do tributo, o primeiro vencimento é na sexta-feira. As prefeituras de São Gonçalo, Maricá e Itaboraí também oferecem condições especiais de pagamento do imposto, que podem chegar até 20% de desconto.
Em Niterói, o IPTU sofreu um reajuste de 4,53%, baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). Quem não se planejou financeiramente para pagar o imposto em cota única, tem a opção de parcelar o valor em 11 vezes, com primeiro vencimento em 11 de janeiro. Os carnês começaram a ser enviados em dezembro, mas as guias também podem ser geradas no portal da Secretaria de Fazenda.
Na cidade vizinha, São Gonçalo, o aumento do IPTU foi de 4,3%, devido à correção monetária. A cota única terá desconto de apenas 5%, com vencimento no dia 25 de janeiro. Caso o pagamento seja feito de forma parcelada, a data varia entre dia 20 e 30 de cada mês. Para quem ainda não recebeu seu carnê, o acesso digital já está disponível no site da Prefeitura de São Gonçalo.
Itaboraí é o município que oferece o maior desconto para quem pagar o tributo integralmente: 20%. O prazo para efetuar o pagamento em cota única é até 15 de março, assim como o vencimento da primeira parcela, para os contribuintes que pagarem mensalmente. Na cidade, o reajuste do IPTU foi de 4,53%. O carnê estará disponível de maneira online no site www.itaborai.com.br/serviços/iptu, assim como parcelamentos de débitos de IPTU inscritos em dívida ativa.
Em Maricá, a prefeitura inicia a distribuição dos carnês nesta segunda, com um reajuste de 3,97% em relação ao ano passado. Os maricaenses que preferirem realizar o pagamento do tributo de uma só vez serão beneficiados com um desconto de 15%, com vencimento em 28 de fevereiro. Mas, quem optar pelo parcelamento em 10 vezes, com primeiro vencimento em fevereiro, terá 10% de desconto todo mês.