Com o intuito de facilitar o acesso aos dados e tornar as informações ainda mais transparentes, o Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou, nesta terça-feira (23), uma plataforma de consulta interativa sobre Letalidade Violenta no Estado do Rio de Janeiro. A ferramenta, disponível no site www.isp.rj.gov.br, apresenta, pela primeira vez, os dados georreferenciados, com perfil das vítimas e distribuição temporal sobre o indicador estratégico Letalidade Violenta (Homicídio Doloso, Latrocínio, Lesão Corporal Seguida de Morte e Homicídio Decorrente de Oposição à Intervenção Policial). Os dados serão atualizados anualmente.
"O objetivo do Governo do Estado e da Secretaria de Segurança é a preservação da vida. Ao divulgarmos a consulta interativa, queremos incentivar tanto os pesquisadores como a sociedade civil em geral a estudarem mais sobre o assunto. A ferramenta é mais um passo para entender esse quadro – afirmou a diretora-presidente do ISP, Joana Monteiro.
Os dados são provenientes dos registros de ocorrências da Polícia Civil, fornecidos pelo Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da Civil, auditados pela Corregedoria Interna, e divulgados pelo ISP.
As informações foram tratadas para que fosse possível visualizar no mapa os locais onde os crimes ocorrem, sem identificação das vítimas. Os dados presentes nos registros de ocorrência são as primeiras informações que se têm sobre o fato.