Itaboraí consegue ajuda da Saúde do Estado para repor perdas com incêndio

Por

Prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo buscou auxílio da Secretaria de Estado de Saúde para reparar prejuízos causados em incêndio

Foto: Divulgação / Prefeitura de Itaboraí

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, esteve nesta segunda-feira (15) com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, e conseguiu do governo estadual ajuda para repor alguns insumos e medicamentos perdidos no incêndio que destruiu o almoxarifado central da Prefeitura na noite da última quarta-feira (10).  No encontro, Luiz Antônio sinalizou com a possibilidade de antecipar ao município repasses de recursos destinados à aquisição de medicamentos da Farmácia Básica, e também colocar em dia pendências de meses anteriores referentes a essa verba.  
 
"Perdemos praticamente todos os insumos e medicamentos estocados para nossa rede de atenção básica, e pedimos ajuda a todas as esferas do poder público para que Itaboraí não seja prejudicada", explicou Helil Cardozo. "O secretário nos recebeu muito bem, e estamos certos de que vamos contar com sua ajuda", acrescentou o prefeito, lembrando que o total do prejuízo é estimado em R$ 30 milhões, incluindo equipamentos.
 
 
O secretário Luiz Antônio garantiu que vai auxiliar Itaboraí no que for possível. "A Secretaria de Estado de Saúde tem de ser uma apoiadora dos municípios. Nossa função é ajudar", disse ele. 
 
Também participaram da reunião o secretário municipal de saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, e o superintendente de abastecimento da secretaria estadual, Marcos Gomes. 

"O secretário Luiz Antônio nos deixou à vontade para tratarmos diretamente com o Marcos Gomes sobre a questão da reposição de insumos", observou Edilson Francisco. "Neste momento emergencial, estamos mais preocupados em repor insumos e medicamentos. Posteriormente, a Prefeitura vai tratar dos equipamentos que foram perdidos".
 
A destruição causada pelo incêndio no almoxarifado central da Prefeitura atingiu em cheio a área da saúde. Um levantamento mostra que a maioria do material destruído pelo fogo era de equipamentos e insumos destinados às unidades médicas da cidade. 
 
Auxílio federal - Na noite desta segunda-feira (15), Helil Cardozo embarca para Brasília, onde também pedirá ajuda do governo federal. Na sexta-feira passada, o prefeito decretou Estado de Emergência nos setores de Saúde e Educação de Itaboraí, com o objetivo de agilizar os processos de aquisição do que foi perdido. 
 
No incêndio, também foram queimados um micro-ônibus escolar e um caminhão pipa que abastecia as escolas, entre outros itens.

  • Tags: