O sábado foi de muita atividade em Icaraí, na Zona Sul de Niterói. Motivados pelo forte sol, mais de 200 idosos participaram na manhã deste sábado (16), na Praça Getúlio Vargas, dos Jogos Abertos dos Idosos. Além de partidas de dama e xadrez, também houve concurso de dança e atividades de saúde, como aferições de pressão e glicose. Na ocasião, foi anunciado pelo vereador Paulo Bagueira – presidente da Câmara de Niterói – a aprovação da emenda de R$ 1,5 milhão na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 para investimentos em projetos para a terceira idade.
“Recentemente foi criada a secretaria do Idoso, o que é de extrema importância em Niterói, vide a alta concentração de moradores que atingiram a terceira idade. Conversamos com o prefeito Rodrigo Neves sobre a importância dos projetos e ocupação de logradouros públicos para essas atividades, como o Projeto Gugu já faz. A partir disso, fizemos a indicação dos recursos e agora falta a sanção do prefeito, que prontamente se mostrou favorável”, contou Bagueira.
Os idosos aproveitaram ainda para doar 1 kg de alimento não perecível para diversas famílias que são ajudadas através de projetos sociais. Até 11h50, mais de 150 kg de alimentos já haviam sido arrecadados: “Além de encontrarmos os nossos amigos, é muito importante fazer uma boa ação, sobretudo nessa época importante como o natal”, disse a aposentada Maria de Lurdes, 63 anos.
E como o próprio nome do evento sugere, houve disputa de dança entre os participantes do evento. Embalados pela salsa e samba, muitos casais aproveitaram para mostrar que estão com o fôlego em dia e deram um show no palco montado de frente para a Praia de Icaraí.
“Nesse tipo de festa todo mundo ganha. Não importa a idade, mas o que vale é a união, alegria e a felicidade em poder aproveitar essa idade tão gostosa. Engana-se quem pensa que o idoso tem prazo de validade e com a velhice só espera a morte. Mas vida é para ser vivida com qualidade”, celebrou o idoso Márcio Galato, 76 anos e um dos dançarinos participante dos jogos.