O típico saldão após final de ano, em janeiro, é o período em que lojistas aproveitam para manter o faturamento mesmo depois dos gastos de Natal. Em Niterói, o comércio já se organizou, e as promoções podem chegar a 70% para animar os clientes. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, a expectativa é que as vendas sejam 3,5% superiores ao ano passado.
Para o presidente da entidade, Luiz Vieira, o momento de promoções traz benefícios para o comércio, já que oferecem os produtos em estoque, especialmente os setores que acompanham as estações para os próximos lançamentos, garantindo o retorno do investimento.
“Os consumidores encontram uma oportunidade de adquirir os produtos desejados com bons descontos e têm maior tranquilidade nas compras, sem toda a grande movimentação que ocorre no período de festas”, opina, completando que o saldo de vendas no Natal foi 4,5% superior a 2016, e as promoções após a comemoração e as festas de Ano Novo contribuíram para o resultado positivo.
“Temos uma conjunção positiva de fatores: o período é de férias escolares; há a expectativa de o funcionalismo estadual começar a ter seus pagamentos finalmente recompostos; e há ainda o fato de que janeiro é um mês considerado ‘longo’ para o comércio, pois tem 31 dias e apenas quatro finais de semana. Tudo isto aponta para um bom resultado nas promoções, que podem resultar num aquecimento de 3% a 5% nas vendas em geral. Aqui em Niterói o consumidor terá facilidade em encontrar preços muito atraentes em diversos segmentos, devendo aproveitar a oportunidade, pois a atual temporada de descontos deverá ser a última pelos próximos meses”, avaliou Charbel Tauil, presidente do Sindilojas Niterói.
A Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, apresentou um movimento moderado. Quem visita a rua, encontra descontos convidativos de até 70%. Na loja de roupa feminina Moda Mania, a promoção é o Compre 3, Leve 4, para aumentar em cerca de 30% as vendas.
“Queremos motivar o cliente. Começamos a ação na última sexta-feira, e já observamos uma melhora no movimento, porém esperamos por mais até o final do mês. Sempre fazemos o saldão de pós-Natal para ajudar nas vendas”, comenta a gerente Marcela Santos.
A aposentada Maria Silva, 63, foi até o local para observar as promoções. Ela contou que antes da época visita as lojas para ver os preços e retorna para saber se os descontos valem a pena. Por enquanto, nenhuma loja chamou a sua atenção.
“Sempre aproveito as promoções de janeiro, mas ainda estou achando caro. Vou pesquisar melhor e retornar outro dia. O desconto precisa ser no mínimo de 50% para me cativar, mas tem que ser verdadeiro”.
Em outra loja de roupa feminina, entre as ruas Lopes Trovão e Otávio Carneiro, os descontos são de até 40% e devem se manter até março, quando a nova coleção será lançada. O objetivo também é aumentar em 30% as vendas.
“Depois do fim de ano sempre dá uma caída nas vendas, então estamos com expectativas altas para esses meses. Colocamos um adesivo na vitrine, o que também chama os clientes... já percebemos uma procura”, comenta uma vendedora que prefere não se identificar.