Um novo consumidor

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As recentes flutuações na economia e a preocupação do brasileiro com a situação econômica desfavorável no país geraram na população um maior controle de gastos e uma mudança nos seus hábitos de consumo. É o que concluiu uma pesquisa divulgada pela CNDL/SPC Brasil e Banco Central no início deste mês.

Segundo a pesquisa, 79% dos brasileiros mudaram seus hábitos do dia a dia, e entre as medidas adotadas, 59% estão pesquisando pelo preço mais baixo antes da aquisição de um produto (nas classes A e B, o número chega a 68%). Mais da metade da população nacional passou a diminuir gastas como lazer, reduzir o consumo de água, luz e telefone, controlar as despesas pessoais e ficar atentos às promoções. Além disso, 46% substituíram produtos por marcas similares mais baratas e 42% incorporaram em sua rotina o hábito de pechinchar.

Tais dados nos levam a duas observações importantes: a primeira, que devemos ficar atentos ao novo comportamento do consumidor, a segunda, à gestão de nossas empresas. Como atender a este novo perfil de cliente? Mesmo com uma economia mais otimista, a tendência é que os hábitos adquiridos na crise continuem – 79% dos entrevistados disseram que continuarão economizando em serviços essenciais.

Para não sair perdendo diante de um consumidor mais cauteloso, nós, comerciantes, devemos estar sempre atentos à inovação e a estratégias usadas em outros lugares do mundo. Pensando nisso, a CDL sediará em parceria com o Sebrae na segunda-feira (18), às 10h, um workshop gratuito sobre a NRF 2019, a maior feira de varejo do mundo, compartilhando as experiências adquiridas em Nova Iorque. Unidos somos mais fortes.

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