MAC fica pronto no próximo mês

Por

O Museu de Arte Contemporânea passa por uma restauração inédita desde a sua inauguração em setembro de 1996

Foto: Douglas Macedo

As obras do Museu de Arte Contemporânea (MAC), no mirante da Boa Viagem, na Zona Sul de Niterói, seguem a todo vapor e o prazo para conclusão é até o final do mês de março. De acordo com a Prefeitura de Niterói, a obra está seguindo seu cronograma e não houve mudanças no projeto. A área externa do local está passando por intervenções e está parcialmente interditada. Apesar da obra muitos turistas ainda visitam o espaço e seguem ansiosos para sua reabertura.

O turista argentino Norberto Cataldi, ficou encantado com a vista do Museu e afirmou que quando voltar à cidade faz questão de visitar o local novamente. 

“A arquitetura deste museu é magnífica, estou impressionado. Estou curioso para ver o interior deste cartão-postal tão importante da cidade. Além disso, a ponte Rio-Niterói é maravilhosa. Estou feliz em conhecer um lugar tão bonito”, afirmou o argentino.

Obra – O museu idealizado por Oscar Niemeyer passa por um processo completo de reestruturação inédito desde a sua inauguração, em setembro de 1996. O conjunto de obras incluirá melhorias seguindo padrões internacionais, como a troca do piso dos salões de exposição, acessibilidade do subsolo, impermeabilização do teto do museu, renovação do sistema de ar condicionado, substituição das grades e portões de ferro por vidro e instalação de uma moderna iluminação de LED para o prédio e o lago artificial, assinado pelo lighting designer Peter Gasper. Todo o programa de trabalho faz parte da celebração dos 20 anos do MAC, que será comemorado em 2016.

Além disso, o espaço está passando por um processo de tombamento pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Fundação de Artes de Niterói (FAN) precisou cumprir uma série de exigências para se adequar ao padrão de um bem tombado. 


  • Tags: