Altas temperaturas e chuvas constantes criam um clima favorável para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Em Macaé, ações de combate ao inseto estão sendo intensificadas. Na última sexta-feira a prefeitura publicou o Decreto 015/2019, dispondo sobre os procedimentos de prevenção e controle da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
Dentre as medidas tomadas para a contenção da doença e controle do seu vetor, a Secretaria de Saúde promoverá ações de autoridade sanitária, visando impedir hábitos e práticas que exponham a população ao risco de contrair doenças. Em caso de verificação da presença do mosquito ou a ocorrência das doenças na localidade, os agentes ficam autorizados a entrar em casas, terrenos, edifícios ou estabelecimentos.
Ações de combate ao Aedes em Macaé são constantes. Visitas domiciliares e a pontos estratégicos, como borracharias e ferros-velhos, são práticas diárias das equipes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses, que orienta e coleta de amostras para verificação de presença de larvas e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.
A população pode solicitar a visita de um agente da prefeitura , através do telefone 0800 0226461.