Mais qualidade de vida para moradores de São Gonçalo

Por

Equipamentos estão quase prontos e serão instalados em Monjolos, Laranjal, Santa Izabel, Boaçu, Guaxindiba, Luiz Caçador e Santa Luzia

Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

A qualidade de vida está ligada diretamente aos benefícios físicos e mentais adquiridos com a prática de atividades físicas, como o controle do estresse, diminuição do cansaço, aumento do bem-estar e da capacidade física. Pensando em incentivar a vida ativa através dos exercícios, a Prefeitura de São Gonçalo inaugura, nos próximos meses, sete academias da saúde em espaços públicos de diversos bairros do município.

“Os equipamentos estão quase prontos, vamos fazer os ajustes finais e marcar as datas de entrega dos espaços, que certamente serão bem aproveitados pela população. Inclusive os idosos que sempre nos procuram e pedem espaços adequados para realizar atividades físicas. A saúde é uma preocupação de todos”, afirmou o prefeito de São Gonçalo.

Destinadas ao desenvolvimento de práticas corporais em uma série de equipamentos, as academias serão instaladas nos bairros de Monjolos, Laranjal (loteamento Boa Vista do Laranjal), Santa Izabel (loteamento Quinta Dom Ricardo), Boaçu (Jardim Califórnia), Guaxindiba (loteamento Jardim Bom Retiro), Luiz Caçador e Santa Luzia.

“Independente da idade, a prática de atividades físicas é um elemento indispensável para manter uma vida saudável”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

No bairro Laranjal, dezenas de pessoas esperam pela inauguração do espaço ao ar livre, que além dos equipamentos de ginástica, contará também com uma quadra poliesportiva. Uma vez por semana o educador físico do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Paulo Guimarães, em frente a academia, realizando atividades físicas com os moradores. Alongamento e circuito funcional fazem parte dos exercícios praticados, que agora também dividirão o tempo com as barras e pranchas.

“Faço atividades físicas aqui há dois anos e agora poderei fazer com o auxílio desses equipamentos novos, isso é muito legal, um estímulo pra que a gente não fique parado”, explica Alcicléa Barros,

Lançado pelo Ministério da Saúde em 2011, o programa Academia da Saúde tem como estratégia a promoção da educação em saúde em espaços públicos com infraestrutura e profissionais qualificados.

  • Tags: