A forte chuva que caiu em Niterói nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (22) deixou o trânsito complicado nas principais vias da cidade e na Ponte Rio-Niterói. Às 9h, a BR-101 apresentava congestionamento de 13 Km no sentido Niterói, desde a altura do bairro Portão do Rosa, em São Gonçalo.
No mesmo horário, o tempo de travessia da ponte era de 30 minutos. A Alameda São Boaventura, no Fonseca, na Zona Norte, apresentava lentidão em toda a extensão da via. O congestionamento chegava a altura do bairro Baldeador na rodovia RJ-104.
Em Niterói, vias de acesso ao Centro ficaram congestionadas. Motoristas encontraram retenção desde a saída do Túnel Charitas-Cafubá, indo em direção a Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, até a Av. Marquês de Paraná, já no Centro.
Por conta da chuva, ruas da cidade aprensentaram bolsões d'água e alagamentos. Através do Whatsapp OFLU (99616-2307), leitores enviaram fotos da Avenida Ewerton Xavier, em Itaipu, na Região Oceânica completamente alagada.
Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção por volta das 3h15 desta quarta-feria (22), devido à chuva forte que caiu no município. O estágio de atenção é um nível intermediário de alerta da prefeitura, que indica previsão de chuva moderada, ocasionalmente forte ou muito forte, nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos isolados, e transtornos pontuais que provoquem reflexos na mobilidade.
Alagamentos e bolsões d'água foram registrados em vários pontos da cidade, assim como quedas de árvores.
Uma das áreas mais afetadas foi a zona sul. Nessa região, inclusive, os morros têm probabilidade “média” de escorregamentos, o que indica a possibilidade de deslizamentos de terra ocasionais e localizados. Na Urca, em apenas 15 minutos, foi registrado um volume de chuva de 6,6 milímetros, considerado alto.
A previsão do Alerta Rio, da prefeitura, é de chuva fraca a moderada isolada ao longo desta quinta-feira (22), devido aos ventos úmidos vindos do oceano.