A região de Itaipuaçu, em Maricá, receberá, nos próximos meses, duas grandes construções que devem beneficiar a população local. O novo centro administrativo da Prefeitura, que já está com pelo menos 60% da obra adiantada, vai oferecer serviços públicos aos maricaenses.
Já o Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT), com previsão de inauguração para 2020, deve atender cerca de 5 mil estudantes do município.
Na área que tem um total de 10 mil metros quadrados na Avenida Jardel Filho (antiga Avenida Dois) entre as ruas 52 e 53, as equipes erguem as primeiras colunas da edificação, que terá 286 salas de aula, área de lazer, quadras poliesportivas, centro de gastronomia, um refeitório com capacidade para 420 pessoas e 22 laboratórios, além de contar com uma horta comunitária e uma ampla pista de skate.
Com um custo total de R$ 44 milhões e estimativa de um ano para conclusão, esta será a 21ª escola em tempo integral existente na cidade, sendo a primeira a ter esta magnitude. A Prefeitura de Maricá também promete erguer uma série de outras estruturas desse tipo, voltadas para a educação integral de crianças e jovens no município.
Mais avançadas que a unidade escolar, as obras do centro administrativo da prefeitura têm expectativa de conclusão até junho deste ano. O prédio, que vai ficar entre as ruas 8 e 9, numa área total de 4 mil metros quadrados, vai oferecer todos os serviços da Prefeitura de Maricá para os moradores da região, como negociações envolvendo o IPTU, retirada de alvará de funcionamento de estabelecimentos comerciais, emissão de carteiras de trabalho e demais documentos, ações ambientais, entre outros serviços. O local fica ao lado do CEIM Valéria Passos.