Um menor, que havia acabado de ser detido com outras sete pessoas durante uma operação do 12º BPM (Niterói) na Vila Ipiranga, conseguiu fugir correndo pela porta da frente da 78ª (Fonseca) na manhã desta terça-feira (29). Ele chegou a ser perseguido pela Alameda São Boaventura, mas conseguiu escapar em direção ao Caramujo.
Segundo testemunhas, a delegacia estava cheia de moradores da comunidade que pediam a libertação dos presos. Aproveitando-se da confusão, ao ser chamado para prestar depoimento, o menor se levantou e saiu correndo. Policiais civis e militares que estavam no local ainda tentaram agarrá-lo, mas foram atrapalhados por alguns moradores. Na hora, nenhum deles chegou a ser detido por facilitação de fuga.
Até o fim da noite desta terça-feira, a Polícia Civil não havia se pronunciado sobre o incidente. O comandante do Batalhão de Niterói, coronel Fernando Salema, disse no final da noite não ter sido informado sobre o ocorrido.
Durante a operação na Vila Ipiranga, também foram capturados um homem de 40 anos, que estava com quatro granadas de fabricação caseira, e outras seis pessoas para averiguação, entre adultos e menores.
Os PMs entraram na comunidade pela Travessa Getúlio Vargas, um dos principais acessos à Vila Ipiranga pela Rua Tenente Osório. Enquanto algumas viaturas ficaram estacionadas ali para orientar os moradores que chegavam em casa sobre possíveis confrontos, alguns agentes subiram a favela pela Travessa Francisco Portela e assim ganharam as vielas da comunidade. Em uma dessas vielas, os policiais se depararam com um homem, que levou os PMs até uma casa onde estavam escondidas as granadas. No imóvel também foi encontrada uma prensa, usada na fabricação dos artefatos explosivos.
No caminho de volta até a entrada da favela, os policiais militares encontraram um grupo em atitude suspeita, entre eles o menor que mais tarde fugiu. Todos foram levados até à delegacia, que fica ao lado da comunidade, para averiguação.