Mergulhão: interdições na Praça Renascença começam amanhã

Por

Obra, que está prevista para terminar em maio de 2017, será em linha reta e terá 511 metros de percurso

Foto: Douglas Macedo

Apontada como solução para um dos principais gargalos no trânsito de Niterói, as obras de escavação do mergulhão sob a Praça Renascença começam nesta segunda-feira. Porém, motoristas devem ficar atentos pois as interdições no trânsito do entorno já serão a partir de amanhã. A Avenida Feliciano Sodré será interditada amanhã no sentido BR-101 (Avenida do Contorno) e Alameda São Boaventura no trecho entre a Rua Desidério de Oliveira até a Rua Presidente Castelo Branco, no Centro de Niterói. Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo, a medida segue por tempo indeterminado.

O retorno para a Alameda São Boaventura para os motoristas que vêm da BR-101 também será interditado. A opção para os motoristas que vêm da BR-101 e seguem para a Alameda é acessar a Feliciano Sodré e contornar a Praça Renascença até a esquina da continuação da Rua Saldanha Marinho e dobrar à esquerda.

Com a interdição da Feliciano Sodré a partir da Desidério de Oliveira, a rota alternativa para quem vem do Centro de Niterói pela Feliciano Sodré e segue em direção à Alameda e BR-101 é dobrar na Desidério de Oliveira e acessar à esquerda a Castelo Branco ou a Rua Washington Luis, para então seguir para as duas vias.

De acordo com a secretária municipal de urbanismo, Verena Andreatta, os impactos dessa mudança serão inevitáveis, porém, a obra vai trazer uma melhor fluidez no trânsito da cidade. 

“Os estudos foram feitos para reduzir ao máximo os impactos no trânsito pois essa é a porta de entrada e saída da nossa cidade. São aproximadamente 500 ônibus que trafegam por hora no pico da tarde e sabendo de todo esse fluxo fiz um pedido à NitTrans, para que tente ao máximo reduzir os impactos causados por essas interdições. Para isso, nos locais os motoristas contarão com placas de sinalização e agentes de trânsito para orientar o tráfego. Sabemos que os impactos são inevitáveis, porém, depois de pronta, a obra vai beneficiar toda a população”, afirmou. 

A obra que está sendo realizada pela Ecoponte está prevista no contrato de concessão da concessionária e era um projeto esperado desde 2008. 

“Depois de inaugurada, mudará a dinâmica viária da região e quem usa o transporte coletivo será muito beneficiado com essa obra. O local da Praça Renascença será todo revitalizado. Estamos estudando também a implantação de um projeto paisagismo para incorporar a nova geometria da praça”, disse a secretária, adiantando que o antigo mercado municipal deve ser revitalizado futuramente.

A obra, que está prevista para terminar em maio de 2017, será em linha reta e terá 511 metros de percurso, sendo 366 metros de rampas com duas ou três faixas de rolamento e 145 metros de trecho subterrâneo com três faixas de três metros de largura cada. Com o mergulhão, os veículos que vêm da Avenida Feliciano Sodré, exclusivamente os ônibus, e da Rua Manoel Pachêco de Carvalho poderão acessar diretamente a Alameda São Boaventura e a Avenida do Contorno sem precisar parar no sinal existente na esquina com a Avenida Jansen de Melo, assim como não precisarão contornar a Praça Renascença.

Rotas alternativas

Para quem vem do Centro de Niterói pela Feliciano Sodré e segue em direção à Alameda e BR-101 deverá dobrar na Desidério de Oliveira e acessar à esquerda a Castelo Branco ou a Rua Washington Luis, para então seguir para as duas vias.

A opção para os motoristas que vêm da BR-101 e seguem para a Alameda é acessar a Feliciano Sodré, manter a faixa da direita até a esquina da continuação da Rua Saldanha Marinho e dobrar à esquerda. Após passar o cruzamento, o motorista deve dobrar na Desidério de Oliveira e acessar à esquerda a Castelo Branco ou a Rua Washington Luis, para então seguir para as duas vias.


  • Tags: