Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos, recebe, nesta quinta-feira (9), uma exposição interativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O caminhão da ciência, coordenado pelo Museu da Vida, vai estacionar na Escola Municipal Robinson Carvalho de Azevedo, no Parque Burle, com o projeto “Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas” apresentando módulos com diversos temas científicos para estimular os alunos. O caminhão da ciência chega a Cabo Frio com várias atividades para os alunos da rede municipal de ensino: o Girotec, o Planetário Digital e a Bancada de Microscopia, os Modelos Anatômicos, a Cadeira Giratória, a Pilha Humana e o Jogo das Vacinas.
Um dos pontos altos do evento será a interação com o Girotec, uma espécie de ‘pião’ que gira em diversas direções provocando a sensação de falta de referência da força da gravidade. Outra atração muito procurada é a que possibilita ao aluno fazer uma viagem espacial sem sair da Terra. O Planetário Digital do Ciência Móvel brinca com essa ideia ao mostrar importantes fenômenos astronômicos, usando tecnologia de última geração.
O Museu Itinerante da Fiocruz vai ficar na Escola Robinson de Azevedo nos dias 9, 10 e 11 de novembro. A unidade está localizada na Avenida Vítor Rocha, 998 - Parque Burle, em Cabo Frio.