Mais de 1.276 consumidores renegociaram dívidas e fizeram consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) nesta quinta-feira (15/3) no mutirão Fique em Dia, realizado no Largo da Carioca, em comemoração ao Dia do Consumidor. A iniciativa, que acontece anualmente, é fruto de parceria entre o Procon Estadual, o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), o SindilojasRio e a Boa Vista Serviços.
“O atendimento ao consumidor é parte importante da atuação do Procon Estadual e o mutirão foi uma grande oportunidade para renegociar dívidas e ficar com o nome limpo”, disse o presidente do Procon Estadual, José Geraldo Machado Júnior.
Do total de atendimentos, 354 foram do Procon Estadual e das empresas participantes do mutirão e 922 foram consultas gratuitas ao SCPC.
Os atendimentos ligados diretamente ao Procon Estadual geraram 207 acordos entre consumidores e empresas.
“O objetivo é facilitar o acesso deste consumidor às empresas. Normalmente, quando busca este tipo de serviço ele já tem a dívida há alguns anos. Estão buscando, portanto, um parcelamento mais acessível”, explicou a coordenadora de Atendimento do Procon Estadual, Soraia Panella.
Soluções – A dívida com o cartão de crédito e o cheque especial fez a autônoma Fabiane Souza procurar o mutirão.
“Estou satisfeita com o atendimento. O mutirão é uma grande iniciativa”, contou Fabiane.
Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, a campanha cria facilidades para que o consumidor negocie diretamente com o credor.
“É uma ação salutar tanto para instituições quanto para consumidores”, afirmou o presidente do CDLRio e do SindilojasRio.