Niteroiense é pré-indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2018

Por

Aos 39 anos, Luiz Gabriel Tiago está surpreso com toda a repercussão do trabalho

Foto: Arquivo Pessoal

Maria da Penha, Zilda Arns, Chico Xavier, Dom Helder Câmara: estes são alguns dos poucos brasileiros que já foram indicados ao Prêmio Nobel da Paz, importante honraria concedida pela Academia Sueca a figuras de destaque mundial. No início de setembro, um niteroiense entrou na lista: o empresário Luiz Gabriel Tiago, de 39 anos, morador de Várzea das Moças, na Região Oceânica. 

A recomendação foi dada pela idealização e mantimento da Pontinho de Luz, empresa social que busca ser uma rede de solidariedade, amor e gentileza. Inspirado no Profeta Gentileza, este conhecido por realizar suas famosas inscrições em um viaduto da Avenida Brasil, o niteroiense fez de sua casa, em Várzea das Moças, a sede nacional do Projeto – que também atua em outros países sul-americanos.

“Há quem nos critique por dar o peixe, acham que deveríamos ensinar as pessoas a pescar. Dar o peixe, na verdade, é o que sei fazer e continuarei fazendo. Não posso apenas teorizar porque, enquanto isso, as pessoas sentem frio e fome”, comentou Luiz.

Em 2010, Luiz inaugurou o “Tratamento Gentileza”, um programa pago, com 22h de duração, dedicado a promover a empatia. Além disso, o rapaz é autor de vários livros sobre relações humanas. Sua principal obra, “Gentileza no Trabalho” (Editora Ideias e Letras, 2012) aborda a importância das relações saudáveis para a realização pessoal e profissional de uma forma leve e inspirada nos poemas do falecido Profeta Gentileza. 

O cuidado com os mais necessitados começou na época em que fazia pré-vestibular, quando já imaginava cursar Turismo. Ele vendeu cafezinho no Centro do Rio e foi office boy.

“Ainda estou muito surpreso com toda essa repercussão sobre a indicação para o prêmio Nobel. Isto é maior do que qualquer coisa que pude imaginar”, destacou.

A empresa já arrecadou, em sua trajetória, 500 toneladas de alimentos para doação a famílias carentes.

Para a edição do prêmio em 2017, foram pré-indicados 318 indivíduos e instituições. Em relação à edição de 2018, ainda não foi divulgado o quantitativo final. 

  • Tags: